O relógio marcava por volta das 15 horas no último sábado (18) quando a equipe de resgate do Corpo de Bombeiros de São Mateus saiu às pressas do batalhão da cidade para atender a uma grave ocorrência na rodovia ES 315, que liga o município mateense a Boa Esperança. Entre os militares, estava o soldado Wellysdarlei Alvarenga Moreira, de 31 anos.
Acostumado e preparado para lidar com situações envolvendo acidentes de trânsito, ele protagonizou uma imagem capaz de emocionar a todos. Quando chegou ao local do capotamento, o soldado se deparou com o pequeno Kayro, de apenas 5 anos, praticamente sozinho e na chuva fina — o padrasto da criança, identificado como Nattanael Alves Dias, morreu no local, e o outro homem que estava no carro mostrava-se desorientado.
Ao encontrar o garotinho, Alvarenga — como o soldado é chamado na corporação — não apenas o socorreu, como acalmou a criança em seus próprios braços enquanto os demais bombeiros tentavam salvar os dois homens. Para tirar o menino do local do acidente, o militar foi com o garoto até a ambulância. Sentado na maca, ele cobriu Kayro com uma manta térmica, mas o que aqueceu o menininho foi seu abraço, quase paternal. O momento foi registrado por uma pessoa que acompanhava o resgate e a imagem viralizou.
Para tranquilizar Kayro, o soldado dos Bombeiros foi acompanhando a criança até o Hospital Estadual Roberto Silvares, em São Mateus. No caminho, o militar notou um ferimento no garotinho e, em todo o percurso, foi conversando com o menino para que ele se tranquilizasse.
"Ele tava com um sangramento no ouvido direito e, na ambulância, me disse que estava com o ombro dolorido, mas o que o deixava com mais medo era ter de tomar injeção. Então fui falando que o "tio" não ia deixar que dessem injeção nele, que só iriam cuidar dos "dodóis". Já no hospital, soube que o Kayro acabou fraturando a clavícula, mas a todo momento eu o acalmei o máximo que pude. Não sou pai, mas tenho um sobrinho pequeno quase da mesma faixa etária. Meio que me coloquei no lugar e posso imaginar a aflição que uma situação como essa envolve", contou o soldado à reportagem.
O carinho e a atenção que o militar teve no atendimento não passaram despercebidos, pelo contrário. Além do reconhecimento das pessoas próximas, a postagem da foto dele com Kayro nos braços foi curtida, comentada e compartilhada por cerca de 30 mil pessoas apenas no Instagram de A Gazeta.
"Quando vejo e leio as palavras que recebi, percebo que fiz a escolha certa. Nós (Bombeiros) saímos para salvar vidas. Por vezes é preciso usar técnicas diversas de resgate, mas, neste caso, a solução foi um abraço. Ali pude ser um porto seguro para aquele garoto fragilizado. Fiz o que achei que deveria ser feito", contou Alvarenga, que pela primeira vez na carreira militar socorreu uma criança nessas condições.
O soldado dos Bombeiros Wellysdarlei Alvarenga Moreira é natural de Cariacica e há cerca de quatro meses está lotado no batalhão de São Mateus.
Diz o ditado popular que "nem todo herói usa capa", e pelo visto é verdade. Para o pequeno Kayro, especialmente, o herói em questão não foi apresentado com roupa do Homem-Aranha ou do Batman. O Super-Homem dele vestia uma farda dos Bombeiros, e o super poder cabia dentro de um abraço caloroso.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta