Os bombeiros capixabas que participaram da missão humanitária brasileira na Turquia retornaram ao Espírito Santo neste sábado (25). Ao todo, foram 18 dias de missão e eles participaram de 46 operações de busca e resgate de vítimas dos terremotos ocorridos na Turquia no último dia 6.
Os seis capixabas integraram uma equipe formada por 40 pessoas, entre civis e militares, enviadas pelo governo brasileiro à Turquia e se juntaram a pessoas de outras 88 nacionalidades enviadas para auxiliar os socorristas turcos nas buscas por vítimas e sobreviventes do terremoto.
Cinco cães de busca e resgate também participaram da missão, incluindo a cadela Case, do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo.
Nos 18 dias em que a missão humanitária brasileira atuou na Turquia, 12 vítimas fatais do terremoto foram encontradas, em 46 operações de busca e salvamento realizadas.
Os bombeiros capixabas participaram ativamente de várias operações e auxiliaram no resgate de cinco vítimas fatais e de um gato que sobreviveu à tragédia e foi encontrado em meio aos escombros. Eles também ajudaram a encontrar o corpo de um dos integrantes da equipe de resgate turca Akut, que foi localizado pela equipe capixaba e militares de São Paulo.
De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, a cadela Case foi essencial na operação, indicando os pontos onde as vítimas foram encontradas, além de fazer indicações de locais onde equipes de outros países atuaram.
Os bombeiros capixabas chegaram à Turquia no dia 9 de fevereiro, três dias após o terremoto de magnitude 7,8 atingir a fronteira entre a Turquia e a Síria. O número de mortos passou da marca de 50 mil pessoas na sexta-feira (24).
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta