A conscientização sobre acidentes de trânsito alcançou patamar na equipe do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES). Com a intenção de divulgar a importância da direção segura dos motociclistas, a corporação se inspirou em uma "trend" da internet e chamou atenção dos motoristas capixabas para a prevenção e educação no trânsito.
A tendência utilizada pelo grupo é conhecida como ‘transição’. Ela se baseia na junção de dois vídeos sem uma ligação, mas que passam a se complementar após edição.
Nessa pegada, o vídeo publicado nas redes sociais do Corpo de Bombeiros juntou o acidente de um motoqueiro batendo na traseira de um furgão e em seguida uma pessoa, representando o piloto, já caída na maca da ambulância do CBMES. Em seguida, um militar informa e alerta para os perigos da falta de cuidados.
O lema da Corporação "vida alheia e riquezas a salvar" não aparece pela primeira vez no formato da 'trend' do momento na internet. No carnaval de 2023 a equipe produziu uma paródia com uma música do cantor Léo Santana "Zona de Perigo, uma das mais tocadas na época. A adaptação foi batizada de “Zona Prevenida” (veja vídeo abaixo) e chamou a atenção da necessidade de prevenção em relação a acidentes, bebida e direção e outros perigos.
“A acreditamos que a prevenção é a melhor forma de salvar vidas. As instituições, dentro do respeito às pessoas e, no nosso caso, preceitos militares, devem acompanhar a evolução da sociedade e também da dinâmica das mídias sociais que são uma realidade atualmente", frisou o CBMES.
A escolha do formato de comunicação não foi à toa. Por ser um meio de comunicação rápido, as redes sociais foram a escolha para o alerta. Principalmente por já ter dado certo anteriormente, sucesso alcançado novamente. Em 3 horas já foram 826 curtidas, 48 comentários e 265 compartilhamentos.
"As redes sociais são um importante instrumento de aproximação com a população em geral, funcionando como um canal direto de disseminação de informação com informações precisas e de fonte segura. Se pudermos atrair a atenção do maior número de pessoas para um assunto tão importante fazendo um vídeo, tal estratégia se mostra muito efetiva", frisou o Corpo de Bombeiros.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta