A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Espírito Santo, vai começar a vacinar crianças de 6 meses até 5 anos e 11 meses contra a gripe (Influenza), nesta terça-feira (13). Além das crianças, gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto), serão contempladas nesta fase.
Segundo a prefeitura, a vacinação será das 8h às 16h, nas 24 Unidades Básicas de Saúde (UBS) que possuem salas de vacina. Nas UBS que não possuem salas de vacina, as doses estarão disponíveis uma vez na semana. A orientação é que faça contato com essas unidades para verificar o dia da vacinação.
Ainda nesta primeira etapa, começará a imunização dos trabalhadores da área da saúde, no dia 19, próxima segunda-feira. A segunda fase terá início no dia 11 de maio e incluirá idosos com 60 anos ou mais e professores.
Já a terceira etapa, que começará no dia 9 de junho, a prefeitura informou que será voltada para pessoas com doenças crônicas e comorbidades, pessoas com deficiências permanentes, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivos, profissionais de forças de segurança, salvamento e armadas, funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade.
O secretário de Saúde de Cachoeiro, Alex Wingler, explica sobre o prazo para que quem tomou a vacina de Covid-19. “Pessoas que tomaram alguma dose da vacina contra a Covid-19 deverão aguardar o período de 14 dias após a aplicação para receber a imunização contra a gripe. Já as pessoas que ainda não foram imunizadas contra o coronavírus e se encaixam nos grupos prioritários, devem procurar, nas datas certas, as UBS para tomarem a dose contra a gripe”, disse.
A prefeitura orientou também que quem estiver gripado, com febre ou com sintomas gripais, não procure a Unidade de Saúde para se vacinar. “É necessário aguardar a estabilização dos sintomas para, em seguida, fazer a vacinação. Pessoas com sintomas suspeitos para Covid-19 também devem adiar a vacinação contra a gripe, devendo esperar a recuperação total”, informou.
A meta da campanha é imunizar 90% da população de cada um dos grupos prioritários.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta