A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim lançou, nesta quarta-feira (26), o aplicativo Passaporte Covid-19, que permite ao usuário consultar locais, como eventos e restaurantes, que oferecem descontos às pessoas vacinadas. A plataforma já está disponível para ser baixada, gratuitamente, nas lojas de aplicativos Android e iOS.
A plataforma também mostra as casas de evento cadastradas na iniciativa e que seguem as normas de segurança contra a Covid-19. Também é possível consultar as informações sobre os eventos programados nesses estabelecimentos, como local, data, capacidade e protocolos a serem seguidos.
Para o prefeito de Cachoeiro, Victor Coelho, a tecnologia é uma grande aliada no combate ao coronavírus. “Ao longo da pandemia de Covid-19, a tecnologia se mostrou indispensável para lidarmos com as restrições impostas pela circulação do vírus”, disse.
O objetivo da ferramenta é, segundo a prefeitura, facilitar que o cidadão comprove a situação do esquema vacinal ao ter acesso a eventos, restaurantes e estabelecimentos que exijam a vacinação.
Para ter acesso ao Passaporte Covid-19, primeiro é necessário baixar o aplicativo no aparelho Android ou iOS. Depois, o usuário deve se cadastrar e inserir as informações pessoais. A tela principal da plataforma vai mostrar se a pessoa está com o esquema vacinal atualizado, ou seja, com, pelo menos, a primeira e segunda dose do imunizante ou dose única.
Entre as opções disponíveis no menu principal, está a “Carteira de Vacinação”, que permite ao usuário fazer o envio de seu Certificado Digital de Vacinação – emitida pela plataforma virtual ConecteSUS, do Ministério da Saúde e, também, pelo Vacina e Confia, do governo do Estado. Esse processo é essencial para que o aplicativo possa confirmar a situação vacinal do cidadão.
O estabelecimento comercial que quiser se tornar um conveniado, o responsável pelo empreendimento deve realizar o cadastro por meio do aplicativo, e detalhar informações como CNPJ, endereço comercial e número de alvará de funcionamento.
Segundo coordenador executivo de Tecnologia da Informação do município, Elcio Paes de Sá Neto, o aplicativo apresenta fácil acesso e manuseio. “Nosso grande foco foi desenvolver um aplicativo de fácil utilização, com interface clara e simplificada, para que qualquer pessoa possa manuseá-lo corretamente”, ressaltou.
No caso de algum problema ou informações divergente de vacinação do Certificado Nacional de Vacinas, a Prefeitura orienta entrar em contato com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) pelo telefone (28) 3155-5336, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 15h, ou via e-mail, pelo endereço: [email protected].
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta