O município de Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Espírito Santo, está há quatro dias sem registrar óbitos por Covid-19. Os dados são do painel da Secretária de Estado de Saúde (Sesa), que mostram uma queda no número de mortes durante todo o mês de julho. O último registro foi no dia 28 de julho. A cidade é a quinto com mais morte em todo o Estado. São 574 óbitos.
Neste último mês foram nove mortes, 30 a menos do que no mês de junho. Segundo o secretário de Saúde de Cachoeiro, Alex Wingler, três fatores ajudaram a diminuir o número de óbitos por Covid no município.
"O decreto de uso obrigatório da máscara ajudou muito cair a contaminação. Depois, em paralelo veio o avanço da vacinação no município, que diminuiu em muito os casos graves e óbitos. Também contribuiu para essa queda o aumento de leitos", disse Alex.
Como o número de óbitos vem caindo há alguns meses, Alex afirma que já é possível falar em consolidação da queda. “A queda já está consolidada. Nessas últimas três semanas foram registrados poucos óbitos. Em julho, passamos vários dias sem mortes", declarou.
De acordo com o Painel Covid da Sesa, em maio foram registrados 59 óbitos; em junho 39; e em julho 9 óbitos.
Em Cachoeiro de Itapemirim, 106.859 pessoas já tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid-19. O número engloba as 100.024 pessoas que receberam a primeira aplicação de uma das vacinas de duas doses e as 6.835 que receberam o imunizante de dose única.
Com isso, cerca de 70% dos adultos e metade da população geral já foram vacinados com, pelo menos, uma dose contra a Covid-19 – segundo dados do Portal Covid-19 Cachoeiro até a tarde desta sexta-feira (30).
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta