Pedaços de ferro expostos, concreto quebrado, buracos na calçada e até fita de plástico para segurar parte da estrutura: esta é a situação vivida e enfrentada por pedestres, motoristas e ciclistas que passam pelo Viaduto de São Torquato, em Vila Velha, também conhecido como Ponte Verde.
A cor escolhida para a pintura do trecho já nem aparece mais, considerando a grande quantidade de pichações na ponte. Mas o visual não é a principal demanda: há pelo menos quatro anos, o estado do Viaduto de São Torquato, próximo a uma área da empresa Vale, preocupa os moradores que passam por ali. A reclamação está na falta de segurança.
O assunto é acompanhado de perto pela TV Gazeta desde 2019. Na época, a reportagem ouviu reclamações de moradores da região, que pediam alguma intervenção, e percebeu que abraçadeiras de plástico foram utilizadas no local. Em outubro de 2023, a reportagem voltou ao local e, para a infelicidade dos moradores, não viu nada de novo. O Viaduto de São Torquato passa por cima da linha de trem e liga a região de Vila Velha à Cinco Pontes, na Ilha do Príncipe, em Vitória.
Na terça-feira (19), durante o Bom Dia Espírito Santo, da TV Gazeta, o repórter Cristian Miranda conversou com pedestres e ciclistas que passavam pelo local. Naquele momento, não havia qualquer sinal de obras no viaduto e a degradação da estrutura poderia ser visto em qualquer ponto.
Considerando as reclamações feitas há anos pelos moradores de Vila Velha, a TV Gazeta procurou a Prefeitura de Vila Velha, a Vale e o Ministério Público do Espírito Santo.
Confira o que informou cada um dos órgãos:
Após a repercussão na TV Gazeta, os órgãos voltaram a emitir notas sobre o assunto:
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta