A Secretaria de Estado da Educação (Sedu) estabeleceu que o calendário escolar do ano letivo de 2020 da rede estadual se encerrará em dezembro, daqui a quatro meses, e que os conteúdos não aprendidos neste ano serão ministrados em 2021. Por causa da pandemia do novo coronavírus, as aulas presenciais foram suspensas nas escolas públicas e particulares do Espírito Santo desde o dia 17 de março.
A organização do ano letivo foi publicada no Diário Oficial do Estado de terça-feira (11). De acordo com o documento, excepcionalmente para o ano letivo de 2020, a carga horária anual será de, no mínimo, 800 horas, independentemente do quantitativo de dias letivos indicados no calendário escolar.
"Considerando que a implementação e o desenvolvimento das atividades pedagógicas não presenciais durante o período de isolamento social podem afetar de modo desigual a aprendizagem dos estudantes e, no intuito de garantir a continuidade do processo de aprendizagem, em caráter excepcional, a Sedu trabalhará um continuum curricular 2020-2021", diz um trecho da Portaria 088-R.
A medida significa que a programação curricular dos anos letivos de 2020 e 2021 será reordenada, o que resultará em aumento dos dias letivos e da carga horária do próximo ano, para cumprir, de modo contínuo, os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento previstos anteriormente à pandemia.
Segundo a portaria, o continuum curricular 2020-2021 não se aplica ao 5º e 9ª ano do ensino fundamental e à 3ª série do ensino médio. Para a modalidade de Educação de Jovens e Adultos, o continuum curricular vai ocorrer entre o primeiro e segundo semestres de 2020.
Para os cursos técnicos semestrais, a Secretaria de Educação prevê que o continuum curricular se dará entre o primeiro e segundo semestres de 2020, excluindo-se os módulos/semestres concluintes.
No último sábado (08), o governo estadual publicou no Diário Oficial do Estado uma portaria que traz as regras a serem seguidas pelas instituições de ensino, em todas as etapas e modalidades, no retorno das atividades escolares de forma presencial durante a pandemia do novo coronavírus.
Entre os primeiros pontos do documento, o governo afirma que o retorno das atividades presenciais deverá ocorrer de forma gradual, em etapas e com revezamento, mas sem detalhar como e quando acontecerá.
A portaria apresenta regras e orientações em todas as áreas do ambiente estudantil. Desde o transporte escolar, passando pelo distanciamento dos alunos, cuidados de higiene pessoal, dos ambientes e alimentos, ações em casos de suspeita ou confirmação de Covid-19, grupos de risco, e ainda monitoramento e obrigações de cada instituição.
Conforme, estabelecido em portaria, o calendário escolar do ano letivo de 2020 termina no dia 23 de dezembro para os alunos do ensino regular, mas o conselho de classe final será realizado no dia 29 de dezembro.
ENSINOS FUNDAMENTAL E MÉDIO E EJA
Para as 1ª, 2ª, 3ª, 5ª, 6ª e 7ª etapas do Ensino Fundamental e 1ª e 2ª etapas do Ensino Médio da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), os semestres letivos de 2020 ficam assim organizados:
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta