As últimas duas noites foram movimentadas no Estado para quem curte eventos astronômicos. É que uma chuva de meteoros iluminou o céu nesta madrugada, e o Gaturamo - Observatório Astronômico (GOA) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), conseguiu registrar mais de 30 deles. Marcio Malacarne, Jonathan Janjacomo e Fábio Alvarenga, equipe responsável por monitorar os eventos, compartilharam detalhes sobre a chuva dos meteoros gama-Draconídeos. Veja as imagens abaixo.
De acordo com a equipe, a câmera de meteoros do GOA capturou mais de 30 deles somente na última madrugada na direção Sul. O resultado do empilhamento foi capturado pela câmera, onde mostra cada trilha, que é um meteoro. Os arcos pontilhados são as estrelas se movimentando durante a noite em torno do polo Sul celeste. O GOA também registrou na madrugada de terça-feira (28) um pico com dezenas de meteoros.
Professor do departamento de física da Ufes e diretor técnico-científico do planetário da Vitória, Sérgio Bisch explicou a diferença entre os cometas e os meteoros: os primeiros são pedaços de rocha misturados com gelo; enquanto os segundos são pequenos fragmentos que atingem a atmosfera terrestre.
Ainda de acordo ele, os dois corpos também se apresentam de maneiras distintas no céu. "O cometa é como se fosse uma estrela e aparece parado para nós. Já o meteoro é visto como um risco, que dura apenas uma fração de segundos", esclareceu. Popularmente, os meteoros são chamados de estrelas cadentes.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta