> >
Caminhada forma 'onda azul' pela conscientização sobre o autismo em Camburi

Caminhada forma 'onda azul' pela conscientização sobre o autismo em Camburi

De acordo com os organizadores, entre 5 mil e 6 mil pessoas participaram do tradicional evento, na manhã deste domingo (6)

Publicado em 6 de abril de 2025 às 14:19

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura
Caminhada da Amaes em conscientização do autismo reúne milhares de pessoas na Praia de Camburi neste domingo
Caminhada em conscientização do autismo reuniu milhares de pessoas em Camburi. (Lenina Ottoni/Divulgação)

A tradicional caminhada em prol da conscientização e apoio às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) movimentou a Praia de Camburi, em Vitória, neste domingo (6). O evento acontece todos os anos promovido pela Associação de Amigos dos Autistas do Espírito Santo (Amaes) para, além de discutir o tema com a sociedade, também lutar pelo direito de pessoas com TEA.

De acordo com os organizadores, entre 5 mil a 6 mil pessoas participaram da caminhada. Além de famílias e grupos vindos de diversas regiões capixabas — entre elas São Mateus, Aracruz, Jerônimo Monteiro, Irupi, Guaçuí, Domingos Martins, Viana e Cariacica —, estiveram presentes pessoas de outros Estados, como Pará e Rio Grande do Sul, segundo a Amaes. A concentração em frente ao Píer de Iemanjá formou uma "onda azul", cor símbolo da causa, em um clima de união, amor, esperança e empatia.

O evento também contou com animação feita pela banda da Guarda Municipal de Vitória, que, sobre o trio elétrico, deu ritmo à caminhada com música e alto astral. No ponto final do percurso, em frente ao antigo Hotel Aruan, as crianças foram recebidas com brincadeiras, pipoca, algodão doce, picolés e atividades de recreação.

A presidente da Amaes, Pollyana Paraguassú, agradeceu a participação do público e ressaltou a força das famílias atípicas, além do apoio de parceiros, amigos e patrocinadores. Ela também destacou a importância da Lei Berenice Piana (nº 12.764/2012) como marco na luta por direitos e inclusão.

“Minha gratidão às mães, às famílias. São elas que fazem tudo isso acontecer. Nós, famílias, somos o motor dessa transformação. Que possamos caminhar juntos por mais um ano, fortalecendo a luta por políticas públicas que tornem nossos filhos cada vez mais visíveis, tirando-os da invisibilidade. Que hoje seja um marco dessa afirmação — não apenas como pais, mães e familiares, mas como seres humanos", disse a presidente da Amaes.

Caminhada da Amaes em conscientização do autismo reúne milhares de pessoas na Praia de Camburi neste domingo(Lenina Ottoni)

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais