Durante mais de um dia a família da Andréia Nascimento da Silva se revezou para esvaziar baldes cheios de água, com o único objetivo de não perder todos os móveis da casa. No final da manhã dessa quinta-feira (28), a residência que fica no bairro Nova Bethânia, em Viana, começou a sofrer com uma inundação por causa de um cano estourado.
"O imóvel fica abaixo do nível da rua, como se fosse um porão. Ontem, quando a minha irmã estava limpando, viu que minava água perto do rodapé. Chamamos um pedreiro e vimos que a água estava vindo de um cano exterior, da Cesan (Companhia Espírito Santense de Saneamento), que fica debaixo da calçada", conta Andréia.
Além de parte da parede do quarto que precisou ser quebrada para a identificação do problema, dois armários já foram perdidos e uma cama de madeira ficou comprometida. "Os móveis estão todos na sala. Ligamos inúmeras vezes a partir do meio-dia de ontem (28) e sempre pediam para a gente esperar", reclama.
No entanto, apesar do prejuízo material, a maior preocupação da Andréia é com o pai. Aos 76 anos, ele passou por uma cirurgia no fêmur no final de dezembro e tem dificuldades para se locomover, apesar do auxílio da bengala. Com o quarto alagado, então, ele precisa ser levado no colo até o banheiro.
Junto dela e do pai, também moram na casa os dois filhos adolescentes, de 14 e 16 anos, e a irmã da Andréia, que é a proprietária da residência. Depois do acionamento da reportagem de A Gazeta, uma equipe da Cesan compareceu ao local por volta das 17h desta sexta-feira (29).
Ainda no final da tarde (29), de acordo com a Andréia, o abastecimento de água precisou ser cortado no bairro e os técnicos estavam avaliando a situação. A Cesan ainda não confirmou se o problema no cano é, de fato, responsabilidade da autarquia, mas afirmou que "se houver prejuízos causados por vazamento na rede, estes serão ressarcidos".
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta