Um carcará foi resgatado em São Mateus, no Norte do Espírito Santo. A ave foi entregue na sede da 3ª Companhia do Batalhão de Polícia Militar Ambiental após aparecer em uma casa na segunda-feira (14).
O animal apresentava uma anilha de identificação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em uma das garras. Os policiais entraram em contato com o órgão, que confirmou a procedência da ave.
O Ibama explicou que o pássaro foi criado em cativeiro de forma irregular, resgatado e reintroduzido na natureza após reabilitação. No entanto, devido a estar ainda acostumado ao convívio humano, voltou a procurar as zonas habitadas por conta da facilidade de conseguir água e alimentos.
Em razão da não readaptação do animal à natureza, a polícia irá entregá-lo ao Centro de Reintrodução de Animais Selvagens (Cereias), em Aracruz, para ser encaminhado a um zoológico ou criadouro especializado.
A ave existe em várias regiões do Brasil e pode ser avistado, inclusive, em centros urbanos. Se alimenta de carniça, outras aves, répteis e até minhoca. Quando adulto, ele pode chegar aos 60 cm de altura e sua envergadura pode atingir mais de um metro.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta