> >
Carnaval 2023: baterias deram show e sambas empolgaram; veja resumo

Carnaval 2023: baterias deram show e sambas empolgaram; veja resumo

Sete escolas desfilaram entre a noite de sábado (11) e a manhã de domingo (12) levando luxo e brilho ao Sambão do Povo; algumas tiveram problemas com carros e com o tempo

Publicado em 12 de fevereiro de 2023 às 08:18

Ícone - Tempo de Leitura 6min de leitura
Arquibancadas lotadas no segundo dia de desfiles das escolas de samba em Vitória
Arquibancadas lotadas no desfile do Grupo Especial do Carnaval de Vitória. (Reprodução TV Gazeta)
Júlia Afonso
Repórter / [email protected]

Sambão do Povo lotado, muita animação, luxo e samba na ponta da língua. Assim foi o desfile do Grupo Especial do Carnaval de Vitória, que começou na noite de sábado (11) e terminou na manhã deste domingo (12). Sete escolas atravessaram a avenida em busca do título de campeão de 2023. 

A noite começou com o desfile da Unidos da Piedade, seguida por Unidos de JucutuquaraNovo ImpérioIndependente de Boa VistaMocidade Unida da Glória (MUG)Andaraí Chegou O Que Faltava. A Gazeta preparou um resumo com os principais momentos do segundo dia de desfiles no Sambão do Povo. Confira:

Unidos da Piedade

Unidos da Piedade desfila no Sambão do Povo no Carnaval de Vitória 2023(Carlos Alberto Silva)

Unidos da Piedade abriu os desfiles do Grupo Especial neste sábado (11). Com o enredo "Bino Santo e as lutas que ecoam no morro", a agremiação que ostenta mais títulos no Carnaval de Vitória mostrou no Sambão do Povo a relação de São Benedito com a construção da cultura popular do Centro da Capital.

A escola levou para a avenida um desfile repleto de emoção ao falar da relação da comunidade com o padroeiro, com muitas figuras religiosas presentes em seus carros alegóricos. O sinal verde para a agremiação começar seu show foi pontualmente às 22h, e o destaque ficou por conta da a iluminação especial na passarela do samba, apresentando as cores da escola: verde, vermelho e branco.

Um problema no terceiro carro, que precisou fazer manobras complicadas para ficar alinhado na pista, acabou fazendo a escola extrapolar o tempo permitido, além de terem se formado alguns buracos na avenida durante a evolução. A escola encerrou o desfile com 1 hora, 6 minutos e 57 segundos, quase 5 minutos a mais do limite pelo regulamento, que é de 1 hora e 2 minutos.

Unidos de Jucutuquara

Unidos de Jucutuquara foi a segunda escola de samba a desfilar, trazendo o forró, a quadrilha e a culinária do Espírito Santo para o Sambão do Povo. Com o enredo "Onde ocê foi morar?", a agremiação contou a história de um jovem que deixou o Nordeste com destino a Vitória, mostrou o trajeto até a Capital, o acolhimento e o orgulho de migrantes que se tornaram capixabas de coração.

O desfile empolgou o público nas arquibancadas, mas as últimas alas da escola precisaram correr no fim. Mesmo assim, o tempo máximo de apresentação foi extrapolado em um minuto, o que pode resultar em perda de pontos na apuração final.

Unidos de Jucutuquara desfila no Sambão do Povo no Carnaval de Vitória 2023(Carlos Alberto Silva)

Com o samba na ponta da língua, os integrantes transmitiram a energia do enredo, contagiando o público, que cantou junto com a escola nas arquibancadas. O ritmo começou tranquilo. No final do desfile, porém, os integrantes das últimas alas tiveram de acelerar o passo. Mesmo correndo, a escola não evitou o estouro do tempo máximo de desfile, que era de 62 minutos ou 1h02min. A apresentação foi encerrada com 1h03min26s.

Novo Império

Atual campeã do Carnaval de Vitória, a Novo Império entrou na avenida à 1h06 deste domingo (12), com o enredo "Imperium — abram alas para vossas majestades", a coroa que simboliza a agremiação, em um elemento cenográfico da comissão de frente, mostrava que a escola planeja reinar no Sambão. Entre os destaques, a bateria e suas paradinhas, que contagiaram o público.

Novo Império desfila no Sambão do Povo no Carnaval de Vitória 2023 (Rodrigo Gavini )

A emoção tomou conta logo no início do desfile, quando o público deu um show de luzes na arquibancada para receber a agremiação, momento que fez muito folião ir às lágrimas. No final do desfile, um dos destaques foi a Miss Universo 2022, Mia Mamede, que liderava um grupo de misses de municípios capixabas.

Apesar de vir forte, com grandes carros, bastante ornamentados e componentes animados e cantando junto, a Novo império, assim como as duas primeiras escolas, também excedeu o tempo limite em 1 minuto e 23 segundos.

Independente de Boa Vista

Boa Vista desfila no Sambão do Povo no Carnaval de Vitória 2023 (Fernando Madeira )

Quarta escola a se apresentar no Sambão do Povo, já na madrugada de domingo (12), a Independente de Boa Vista empolgou o público com o enredo "Humor: tanto riso, oh, quanta alegria... No tom da canção a Boa Vista contagia". A bateria Águia Furiosa abusou das paradinhas e o trecho do samba "Sorrir é resistir" caiu na boca do público.

A escola foi a primeira da noite a terminar o desfile dentro do tempo máximo previsto — 1h02min. Passou pela avenida em 1 hora e 44 segundos e se despediu do público aos gritos de "É campeã" pela arquibancada. As fantasias apresentadas pela escola levaram muito colorido e brilho, preenchendo a avenida. A escola apresentou também muitos destaques de chão, com fantasias elaboradas e carros coloridos e com efeitos de fumaça.

O segundo carro homenageou programas de humor da TV brasileira, com destaque para o banco de "A Praça é Nossa", além do símbolo do Casseta & Planeta. Para que todos os integrantes mantivessem o samba no pé durante o percurso, uma placa lembrava os passistas que era preciso cantar e evoluir.

Mocidade Unida da Glória (MUG)

MUG desfila no Sambão do Povo no Carnaval de Vitória 2023(Rodrigo Gavini)

A Mocidade Unida da Glória (MUG), quinta escola a brilhar no Sambão do Povo, levou para a avenida carros grandiosos e fantasias luxuosas. Com o enredo "A caminho das terras do sol poente", a agremiação homenageou, na madrugada deste domingo (12), a cidade de Colatina como protagonista de tradição e da modernidade. Ao fim, saiu sob os gritos de "É campeã".

O que mais se comentou nos camarotes e arquibancadas foi sobre o luxo das fantasias. A escola investiu em acabamento e materiais que impressionaram. O segundo carro, com o tema "Café, a bebida da princesa", espalhou cheiro de café pela avenida e encantou os foliões.

Além da alegria, a emoção também tomou conta dos componentes por conta de um fato marcante para a agremiação. Pela última vez, Fernanda Figueredo entrou na avenida como rainha da MUG, depois de 21 anos de reinado. A escola, que acelerou o passo no início do desfile, terminou com folga: 56min47s (o máximo permitido é de 62 minutos). No final, ainda aplaudida pelo público, a rainha Fernanda saiu pisando com o pé direito fora da linha amarela que sinaliza o fim da avenida.

Andaraí

Andaraí desfila no Sambão do Povo no Carnaval de Vitória 2023 (Fernando Madeira)

Andaraí foi a sexta escola a passar pelo Sambão do Povo, já no amanhecer deste domingo (12), com o sol raiando. O enredo foi "Carlos Magno e os doze pares de França: Imperador do sertão, soberano da esperança", levando a asa branca, as águas do velho São Francisco e o bem vencendo o mal. Com um toque de forró, cantou a cultura nordestina, mas teve problema com carros alegóricos.

Entre os destaques da cultura nordestina, a literatura de cordel, os mamulengos e as rendeiras, que estavam em alas e alegorias. O samba-enredo também empolgou, particularmente por usar um pouco do forró. E a bateria Puro Veneno deu o toque ritmado que contagia o público. 

Com uma estrutura muito grande, o abre-alas "Castelo Medieval" acabou se separando. Ele estava acoplado por correntes, que se soltaram, e as duas partes ficaram desligadas na avenida. A alegoria As Assombrações do Sertão demorou a entrar na avenida, prejudicando a harmonia.

Chegou O Que Faltava

Chegou O Que Faltava desfila no Sambão do Povo no Carnaval de Vitória 2023 (Fernando Madeira)

Foi com muita animação que a Chegou O Que Faltava encerrou o espetáculo do Grupo Especial, na manhã deste domingo (12), já com sol forte. O desfile da agremiação de Goiabeiras começou às 6h56, apresentando o enredo O Tesouro que Faltava, que valorizou os tesouros capixabas.

A comissão de frente mostrou uma batalha entre piratas, sereia e seres marinhos. Um carro abre-alas representava o mar e soltava bolhas de sabão na avenida. Um dos destaques foi a musa Evelyn Bastos, que é rainha de bateria da Estação Primeira de Mangueira, do Rio de Janeiro, há 10 anos. Ela precisou tirar as sandálias e atravessou o Sambão descalça.

A escola abusou do colorido, com muito roxo, laranja, amarelo, verde e vermelho, o que chamou a atenção mesmo com a apresentação tendo acontecido em sol forte. O desfile foi encerrado dentro do tempo, com 58 minutos e 13 segundos.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais