Os olhos do mundo estão cada vez mais voltados para a fabricação, venda e utilização de carros eletrificados, não à toa há um aumento no número de veículos diferente daqueles do "padrão gasolina" circulando nas cidades brasileiras, inclusive no Espírito Santo. Considerando o aumento expressivo da frota, o Corpo de Bombeiros estuda estabelecer regras para instalação de pontos de recarga em casas e prédios no Estado, os chamados eletropostos.
Segundo os Bombeiros, o documento, que poderia servir como um "manual", indicaria as condições e obrigações para instalação dos carregadores nas residências e em edifícios. As regras também ajudariam a diminuir os riscos de incêndio ou incidentes relacionados às instalações elétricas.
Entre janeiro e outubro de 2024, foram vendidos 4.270 carros eletrificados no Espírito Santo – mais que o dobro em comparação ao mesmo período de 2023 – segundo dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE). O aumento na frota de veículos elétricos e híbridos fez com que o Corpo de Bombeiros voltasse as atenções ao tema. Apesar do crescimento nas vendas, as unidades de Corpo de Bombeiros no Brasil ainda não têm uma norma específica em relação à instalação de pontos de recarga.
Um eletroposto é uma estação de recarga de veículos eletrificados. É um sistema que oferece energia elétrica para carregar a bateria dos veículos, como fonte de alimentação. Há eletropostos em casas em condomínios, mas também em shoppings e estabelecimentos comerciais.
A corporação informou que acompanha "em nível nacional os estudos que estão sendo realizados em relação ao combate a incêndio em veículos elétricos e elaboração de normativas de segurança contra incêndio e pânico nas edificações". Em nota, o Corpo de Bombeiros informou que não houve até o momento ocorrências de incêndios com carros elétricos no Espírito Santo.
A norma (NBR 17019/2022) da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) prevê os requisitos para instalações de pontos de recarga. Não havendo uma regulamentação própria do Corpo de Bombeiros, a corporação recomenda que a norma da ABNT seja "atendida em sua íntegra".
Ainda conforme o Corpo de Bombeiros do Espírito Santo, equipes de emergência da corporação têm realizado treinamentos práticos em técnicas de intervenção em incêndios envolvendo sistemas eletroquímicos e veículos elétricos.
"Essas iniciativas surgem em resposta ao crescente número de veículos elétricos e híbridos no Brasil e no nosso Estado, destacando a necessidade urgente de atualizar e capacitar as equipes de emergência para lidar com ocorrências relacionadas a esses veículos", informa em nota.
Em abril deste ano, o Corpo de Bombeiros de São Paulo publicou um documento com medidas que podem ser adotadas em prédios e locais que tenham os carregadores. O documento abriu o debate sobre o tema, como uma consulta pública, para aprimorar as normas. A corporação, durante um período, recebeu sugestões de diversos setores da sociedade. Entre as medidas propostas para reduzir o risco de incêndio, há algumas medidas: distanciamento entre as vagas, instalação de parede corta-fogo e de chuveiros automáticos.
Entre janeiro e outubro de 2024, o Brasil registrou a venda de 138.581 veículos eletrificados. No mesmo período do ano passado, foram vendidos 67.047 veículos eletrificados - um aumento de 106%. Considerando os dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), o Estado de São Paulo concentra a maioria das vendas.
10 Estados que mais venderam carros eletrificados até outubro de 2024:
O Espírito Santo seguiu a tendência nacional, registrando aumento no número de vendas em 2024. Entre janeiro e outubro, foram vendidos 4.270 veículos eletrificados. De janeiro a outubro de 2023, foram 2.010 vendas registradas. Ou seja, mais que dobrou o volume de vendas no Espírito Santo.
A Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) ainda reúne dados detalhados sobre as vendas. No Espírito Santo, é Cariacica quem registra o maior número de veículos vendidos. As cidades da Grande Vitória estão no topo do ranking.
No Espírito Santo, o veículo eletrificado mais vendido em 2024 é um modelo do Song Plus, da fabricante chinesa BYD - foram 486 unidades vendidas até outubro. Na sequência, há dois modelos diferentes do Dolphin, também da BYD. A fabricante chinesa é a mais popular do Espírito Santo, considerando apenas os veículos que não são movidos apenas a gasolina. GWM, Volvo e Toyota aparecem na sequência.
Não foi por acaso que a reportagem usou o termo "carros eletrificados" neste texto. Dizer que são "carros elétricos" não seria incorreto, mas ignoraria a complexidade da tecnologia. Cada carro tem o seu próprio funcionamento - e isso faz toda a diferença, sobretudo para o consumidor. Embora os conceitos sejam parecidos, há modelos diferentes.
1 - PHEV (Plug-in Hybrid Electric Vehicle) – O “Veículo Híbrido Plugável” ou híbrido de recarga externa é similar ao HEV, com o diferencial de demandar recarrega externa das baterias, em tomadas ou eletropontos, como se fosse um automóvel 100% elétrico. Isso porque seu banco de baterias costuma ser maior.
2 - BEV (Batery Electric Vehicle) - O “Veículo Elétrico a Bateria” é necessariamente um EV que possui um banco de baterias para alimentar os motores, demandando assim uma recarga externa em tomada, wallbox ou carregadores rápidos.
3 - MHEV (Mild Hybrid Electric Vehicle) – O “Veículo Híbrido Leve" ou híbrido parcial prioriza geralmente o motor a combustão para propulsionar o veículo, mas utiliza um pequeno motor elétrico para auxiliar a unidade térmica em algumas situações, como fornecer potência extra, manter os sistemas ligados nas desacelerações enquanto o motor se desacopla, etc. O objetivo é ajudar a economizar combustível.
4 - HEV (Hybrid Electric Vehicle) – O “Veículo Elétrico Híbrido”, diferentemente dos anteriores, combina um motor a combustão a uma ou mais unidades elétricas. Esta sigla, especificamente, designa os híbridos convencionais, também conhecidos como híbridos plenos. Num veículo HEV, o propulsor movido a gasolina ou flex é responsável por tracionar as rodas, mas também realiza a função de gerar eletricidade para as baterias com as frenagens regenerativas, além de fornecer mais potência em determinadas situações, como arrancadas e ultrapassagens
5 - REEV (Range-Extended Electric Vehicle) – O “Carro Elétrico de Autonomia Prolongada” tem como conceito principal um motor a combustão que funciona como gerador de eletricidade em situações em que a carga da bateria está muito baixa, de modo que a autonomia seja estendida o suficiente para se dirigir até um ponto de recarga. Porém, esse motor não é capaz de mover o veículo.
Fonte: https://www.mobiauto.com.br/revista/phev-mhev-bev-entenda-as-siglas-de-carros-eletricos-e-hibridos/1778
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