Estagiária / mleitao@redegazeta.com.br
Publicado em 14 de maio de 2021 às 15:47
A organização da sua casa está lhe estressando? A limpeza até prejudica a sua saúde mental? Situações simples, como não saber por onde começar, travam a execução do trabalho? Respire, não há necessidade de neuras. Essa situação afeta muitas pessoas, principalmente durante a pandemia, quando passamos muito tempo no lar. Diante das questões, a comentarista do programa "CBN na sua Casa", Lucy Mizael, detalha quais são os principais erros que lhe impedem de fazer a casa ficar limpa e organizada.
A comentarista ressalta que, manter a casa sempre organizada realmente não é tarefa fácil, ainda mais com tantos outros compromissos tomando conta do nosso dia a dia. "No início muita gente deve ter acreditado que ao ficar em casa a arrumação ia ser mais fácil, mas acabamos esquecendo que estamos em casa com várias tarefas, prioridades, misturando a vida pessoal e profissional", destaca.
Lucy também destaca que, muitas pessoas não possuem a noção do que fazer durante uma limpeza no dia a dia, por estarem muito ocupadas e com o tempo consumido por outras situações. Diante do problema é necessário planejar a semana e evitar acúmulos. "Assim como existe a organização na vida profissional, a vida doméstica também deve ser planejada", explica.
Segundo a especialista, uma boa dica é fazer uma lista simples de tudo que é necessário de ser feito durante a semana. Entretanto, ao longo do bate-papo, ela detalhou serem três os principais erros que impedem a casa ficar arrumada, organizada e limpa por mais tempo e sem tanto trabalho. Vamos a eles!
Acúmulo de "tralhas"
O acúmulo de materiais faz com que a pessoa tenha preguiça de arrumar ou de limpar, devido ao excesso de objetos espalhados pelo cômodo ou casa. "Tralha"(objetos, roupas, utensílios) é tudo aquilo que você guarda e não faz mais sentido na vida para você, por isso vale a pena pensar em jogar algumas coisas fora.
Fazer as atividades de maneira aleatória
Segundo Lucy, quando fazemos a arrumação de maneira aleatória não há a presença de uma rota ou direcionamento no que deve ser feito. "O ideal é ter definido ao longo da semana o que deve ser feito, como listas, tanto no âmbito profissional quanto no doméstico", destaca.
Acreditar em "milagres"
No milagre da propaganda dos produtos de limpeza, acreditamos que qualquer produto vai servir para o seu problema. Mas, na vida real, não é assim que ocorre. "Cada produto serve para algo, temos que saber que além da ação química também existe a técnica, muitas vezes tem que esfregar mesmo a superfície para ela ficar limpa, produto sozinho não faz nenhum tipo de 'milagre'", acrescenta.
Lucy também acrescenta ser importante colocar a "energia dos ambientes para circular", diante que a saúde do lar e a do seu físico e emocional andam de mãos dadas e devem sempre serem colocadas em atenção. Quando a casa está bagunçada ela não é prejudicial e ruim apenas para a ação das tarefas do dia a dia, mas para as energias.
"A bagunça representa um grande acúmulo de obstáculos que impedem a livre passagem das vibrações assim como nos impede de fazer outras atividades, por isso é sempre bom libertar as energias estagnadas na sujeira", conclui.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta