A partir deste sábado (6), o Espírito Santo vai contar com mais dez leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) destinados exclusivamente à Covid-19. As vagas serão abertas no Hospital Vitória, localizado na Praia do Canto, na Capital. A entrega faz parte da ampliação anunciada pelo Governo do Estado no início desta semana.
Por meio das redes sociais, o governador Renato Casagrande também adiantou que no mesmo local serão abertos 26 leitos de enfermaria – que não haviam sido divulgados inicialmente. Na publicação feita nesta sexta-feira (5), ele afirmou que o objetivo é dar segurança aos capixabas, mas que os leitos não salvam todas as vidas.
A entrega desses 36 leitos faz parte da segunda fase de expansão do programa “Leitos para Todos”, que visa garantir o acesso dos capixabas à assistência hospitalar durante a pandemia. O valor do contrato firmado é de aproximadamente R$ 2 milhões para vigência de 60 dias.
Durante a coletiva realizada na última segunda-feira (1), o governador divulgou que o Espírito Santo contaria com mais 158 leitos de UTI até o final de abril e detalhou o cronograma de entrega. A expectativa é que os primeiros 70 sejam entregues até o próximo dia 15 e outros 48 até o final deste mês de março.
Atualmente, o Espírito Santo conta com 691 leitos de UTI e 649 leitos de enfermaria destinados a casos do novo coronavírus. Nesta quinta-feira (5), o Estado tem 564 pacientes nas UTIs e 430 nas enfermarias. Os dados são do Painel de Ocupação de Leitos Hospitalares, da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa).
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta