Governador do Espírito Santo, Renato Casagrande comemorou a taxa de isolamento atingida durante esta segunda-feira (11) quando o comércio pode funcionar, mediante protocolos, em todo o Estado pela primeira vez em praticamente dois meses, incluindo nas cidades consideradas de alto risco para o novo coronavírus.
De acordo com o relatório do governo estadual, 47,6% dos capixabas ficaram em casa neste primeiro dia do chamado plano de convivência com a pandemia, número um pouco maior em relação ao registrado há exatamente uma semana, quando o índice ficou em 46,6%.
Desde o início da divulgação diária desses dados, a taxa de isolamento registrada nesta segunda-feira (11) só não é maior que as obtidas nos finais de semana, dias em que as pessoas têm saído menos às ruas. Aos sábados e domingos deste mês, por exemplo, o índice apresentou uma média de 52%.
Comportamento semelhante também pode ser observado quando se considera apenas a Grande Vitória onde as medidas adotadas nesta semana tiveram as maiores consequências. Na região, a taxa de isolamento chegou a 46,8%: a maior já registrada nos dias úteis deste o início de maio.
Apesar dessa maior adesão e da comemoração do governador, a taxa de isolamento social no Espírito Santo segue abaixo do que foi considerado o mínimo necessário pelo próprio Casagrande, que é de 55%. Vale ressaltar também que esse índice já é menor que o recomendado por diversas entidades da saúde, que indicam 70% de isolamento como o ideal.
Abaixo, a taxa de isolamento de cada município capixaba registrada nesta segunda-feira (11), conforme o relatório diário divulgado pelo Governo do Espírito Santo. Confira:
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta