Casagrande comemora aumento de isolamento no 1º dia de comércio reaberto
O aumento no isolamento social medido nesta segunda-feira (11) não é tão expressivo, mas pode indicar um caminho de convivência com a pandemia de forma responsável, como espera o governador
Publicado em 12 de maio de 2020 às 15:59
0min de leitura
Tipos de estabelecimentos comerciais abrem em dias alternados na Grande Vitória. (Ricardo Medeiros)
Casagrande comemora aumento de isolamento no 1º dia de comércio reaberto
Governador do Espírito Santo, Renato Casagrande comemorou a taxa de isolamento atingida durante esta segunda-feira (11) quando o comércio pode funcionar, mediante protocolos, em todo o Estado pela primeira vez em praticamente dois meses, incluindo nas cidades consideradas de alto risco para o novo coronavírus.
De acordo com o relatório do governo estadual, 47,6% dos capixabas ficaram em casa neste primeiro dia do chamado plano de convivência com a pandemia, número um pouco maior em relação ao registrado há exatamente uma semana, quando o índice ficou em 46,6%.
O primeiro dia do plano de convivência com a pandemia demonstra que estamos no caminho certo. Ontem, tivemos 47,6% de isolamento, enquanto, há uma semana, eram 46,3. Se cada um fizer a sua parte, conseguiremos juntos salvar vidas e manter algumas atividades econômicas. pic.twitter.com/Oh5yBwncII
Desde o início da divulgação diária desses dados, a taxa de isolamento registrada nesta segunda-feira (11) só não é maior que as obtidas nos finais de semana, dias em que as pessoas têm saído menos às ruas. Aos sábados e domingos deste mês, por exemplo, o índice apresentou uma média de 52%.
Comportamento semelhante também pode ser observado quando se considera apenas a Grande Vitória onde as medidas adotadas nesta semana tiveram as maiores consequências. Na região, a taxa de isolamento chegou a 46,8%: a maior já registrada nos dias úteis deste o início de maio.
ISOLAMENTO AINDA ESTÁ ABAIXO DO IDEAL
Apesar dessa maior adesão e da comemoração do governador, a taxa de isolamento social no Espírito Santo segue abaixo do que foi considerado o mínimo necessário pelo próprio Casagrande, que é de 55%. Vale ressaltar também que esse índice já é menor que o recomendado por diversas entidades da saúde, que indicam 70% de isolamento como o ideal.
A TAXA DE ISOLAMENTO EM CADA CIDADE DO ES
Abaixo, a taxa de isolamento de cada município capixaba registrada nesta segunda-feira (11), conforme o relatório diário divulgado pelo Governo do Espírito Santo. Confira: