Até o final deste mês de abril, o Espírito Santo deve contar com 813 leitos exclusivos para o atendimento de pacientes confirmados com o novo coronavírus número que é mais que o dobro dos leitos existentes até este sábado (25). O anúncio foi feito pelo governador Renato Casagrande, durante o início da tarde.
De acordo com os dados passados por ele na coletiva transmitida pela internet, o Estado conta, atualmente, com 184 unidades de terapia intensiva (UTI) e com 173 leitos de enfermaria. Quantidades que devem subir, já nos próximos dias, para 353 e 460, respectivamente.
Para além da rede pública estadual, o governador explicou que esse número será atingido graças a leitos de hospitais filantrópicos e particulares. Sem atrapalhar os planos de saúde, estamos fazendo um contrato com os hospitais privados para poder contar com os leitos ociosos que esses locais possuem, detalhou.
Com o início desse novo esquema, também começa o que ele chamou de segunda fase da ampliação de leitos do sistema de saúde do Espírito Santo. Entre as cidades que serão beneficiadas e contempladas com leitos, Casagrande citou três: Linhares e Aracruz, no Norte; e Itapemirim, no Sul do Estado.
O secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, explicou que a primeira fase foi concluída nesta sexta-feira (24):
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta