A quarentena de 18 dias no Espírito Santo começou a mostrar alguns efeitos esta semana e, durante pronunciamento para divulgação do novo mapa de risco nesta sexta-feira (16), o governador Renato Casagrande afirmou que, sem a estratégia adotada pelo governo do Estado, o sistema de Saúde capixaba não teria suportado a pressão nas unidades hospitalares.
De acordo com o chefe do Executivo estadual, os primeiros sinais mostram que a quarentena teve efeito positivo, e apontou que, na manhã desta sexta (16), o Espírito Santo amanheceu com zero pacientes não-regulados aguardando transferência para uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
"Chegamos a ter, no final de março, 55 pacientes demandando leitos de UTI ao mesmo tempo. Hoje, nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e nos PAs, nós chegamos a não ter nenhum paciente não-regulado aguardando. Agora temos poucos", afirmou.
A decisão acertada sobre a quarentena, de acordo com o governador, aconteceu em março — quando o governo do Estado percebeu a alta demanda às UPAs. "No meio do mês de março tomamos decisão da quarentena. Se a gente não tivesse tomado decisão naquele momento, sistema de Saúde não teria suportado", pontuou Casagrande.
Durante o pronunciamento, o governador do Estado apresentou vários gráficos e, entre eles, o da ocupação de leitos de UTI no Espírito Santo. "Ontem, o índice de ocupação de leitos estava em 92%. Hoje é de 91,5%", pontuou.
Casagrande ainda mostrou um gráfico com dados da quantidade de leitos de UTI para a Covid-19 no Espírito Santo durante as duas primeiras fases da doença no Estado capixaba: eram 715 leitos em todo o Espírito Santo. Atualmente, são 1.039.
Hoje, o Estado conta com 1.039 leitos de UTI disponíveis para a sociedade. "Ainda temos 942 leitos de enfermaria. Hoje mesmo estive em Linhares, onde abrimos 38 leitos de UTI. Abrimos também mais 12 leitos no Hospital Geral de Linhares, que passou a ter 34 leitos exclusivos Covid", disse.
No Hospital Rio Doce, Casagrande afirma que também foram abertos mais 6 leitos. Agora, a unidade conta com 16 leitos exclusivos para a Covid-19. "No Linhares Medical Center, que ainda vai abrir, serão 50 leitos: 20 de UTI e 30 de enfermaria", detalhou o governador.
Casagrande finalizou o assunto dizendo que a ampliação de leitos permitiu que o Estado pudesse atender a todos. "Foi uma decisão acertada que tomamos para dar dignidade a pessoas. Leito não salva todas as vidas, mas dá dignidade", reiterou.
Casagrande ainda divulgou o mapa de risco, vigente na próxima segunda-feira (19), falou sobre mudanças no comércio por conta do feriado e outros assuntos. Reveja abaixo.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta