Uma trajetória centenária de fé será relembrada na mais histórica das regiões da capital capixaba. A partir desta terça-feira (1º), a Catedral Metropolitana de Vitória, localizada no Centro, recebe uma programação especial para comemorar os 100 anos do início de sua construção.
A semana de celebrações culminará em uma grande festa virtual em 8 de setembro, data do 469º aniversário do município e Dia de Nossa Senhora da Vitória, sua padroeira. Procissão, Terço dos Homens, missas diárias, devocionais e uma série de outras ações farão parte do evento, que adotará o formato voltado ao ambiente digital para cumprir as recomendações das autoridades sanitárias contra a transmissão da Covid-19.
Um dos pontos altos é a live Para Além do Altar, apresentação musical com seis sacerdotes da Arquidiocese de Vitória que será transmitida no dia 7 (segunda-feira que vem, feriado da Independência), a partir das 20 horas, em A Gazeta (no endereço agazeta.com.br/eventos). O sexteto composto pelos padres Anderson Gomes, Renato Criste (pároco e cura da Catedral), Hadeleon Santana, Fernando Souza, Jacqueson Pimentel e Diego Azevedo vai interpretar no show tradicionais canções católicas e músicas populares.
A Gazeta também exibe na data seguinte, ao vivo, o encerramento do Oitavário, às 17 horas, com missa solene a ser presidida pelo Padre Renato.
O Oitavário vai ter como destaque, ainda, procissão em carro aberto com a imagem da santa, que percorrerá as ruas do Centro de Vitória pouco depois da homilia do líder religioso. O cortejo passará pela Esplanada Capixaba, Gruta da Onça, Praça Costa Pereira e Parque Moscoso, entre outros locais. Será uma carreata com alguns veículos apenas, entre eles um minitrio, e não uma caminhada, justamente em virtude deste momento de pandemia. Queremos repetir o sucesso da procissão de Corpus Christi, que, além de comover quem estava em suas janelas e sacadas ao longo do trajeto, arrecadou aproximadamente quatro toneladas de alimento. Estamos preparando a população da região para fazer as doações, acrescenta o sacerdote.
Todas as celebrações na edificação histórica, cuja capacidade é de até 700 lugares, poderão ser acompanhadas presencialmente por até 240 fiéis, restrição imposta em virtude da necessidade de se respeitar as normas de distanciamento físico. Vamos aferir a temperatura das pessoas que vão entrar. E quem estiver no templo deverá permanecer lá com máscara e obedecendo à distância. Álcool em gel estará disponível em vários pontos da nave, finaliza Padre Renato.
Não é preciso fazer reserva, mas, acima desse número, os demais acessos serão vetados. Por isso, para ampliar a participação de um público infinitamente superior, a organização vai transmitir nas mídias digitais cada momento dessa iniciativa também virtual e interativa, uma forma de trazer mais segurança para todos, sobretudo para os idosos.
As obras para erguer a Catedral Metropolitana de Vitória começaram em 1920. Sua conclusão só ocorreu 50 anos depois, em 1970. O projeto inicial, de Paulo Motta (também o pai do Parque Moscoso), foi se modificando ao longo do tempo, tendo recebido colaboração de vários artistas e arquitetos.
O templo de estilo arquitetônico neogótico ocupa o lugar onde, até 1918, havia a Igreja de Nossa Senhora da Vitória, então matriz da cidade.
Símbolo da cidade de Vitória, a Catedral foi tombada pelo Conselho Estadual de Cultura em maio de 1984. Os vitrais de suas paredes são um espetáculo à parte. Outra curiosidade é seu telhado em forma de cruz, uma vista deslumbrante obtida pelas imagens aéreas.
Oitavário de Nossa Senhora da Vitória 2020: 100 Anos do Início da Construção da Catedral Metropolitana de Vitória
Tema: Senhora da Vitória, tua força queremos pedir
TERÇA-FEIRA (01/09)
QUARTA-FEIRA (02/09)
QUINTA-FEIRA (03/09)
SEXTA-FEIRA (04/09)
SÁBADO (05/09)
DOMINGO (06/09)
SEGUNDA-FEIRA (07/09)
TERÇA-FEIRA (08/09)
* O show dos padres, às 20 horas do dia 7 (segunda que vem), e a missa solene às 17 horas do dia 8 serão transmitidos ao vivo em A Gazeta. As demais celebrações do Oitavário poderão ser acompanhadas nos canais da Catedral de Vitória no Facebook e no YouTube.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta