O dia de São francisco de Assis, padroeiro dos animais, é celebrado no dia 4 de outubro pela Igreja Católica, mas um dia antes, no domingo (3), os bichinhos terão a oportunidade de também serem abençoados. Na data, a Catedral Metropolitana de Vitória, abençoará os pets, às 10h30, antes da missa marcada para as 11h.
Nesta ano, a benção dos animais ocorrerá na Praça da Catedral, que fica localizada na Rua Dom Luís Scortegagna, no Centro da capital capixaba. De acordo com a secretaria da Catedral, qualquer animal doméstico, incluindo bichos exóticos, como cobras e iguanas, pode ser levado para ser abençoado.
Segundo a história da Igreja Católica, São Francisco de Assis nasceu em 1182 na cidade de Úmbria, na Itália, era abastado, porém fez voto de pobreza, compartilhando o que ganhava no comércio com os mais pobres. Por ser um jovem de alma sensível, cheio de amor aos pobres e a Deus, soube ver o rosto de Deus espelhado na natureza, não apenas nos animais.
Há muitas histórias de São Francisco com os animais. Uma delas sobre o santo diz que bandos de andorinhas o seguiam continuamente, formando uma cruz no céu. Outras passagens dão conta de que o mesmo acalmou um lobo selvagem.
Morto no dia 3 de outubro de 1226, Francisco de Assis foi declarado santo pelo papa Gregório IX dois anos depois. No dia seguinte, 4 de outubro de 1228, o papa colocou a pedra fundamental da Basílica de São Francisco de Assis, que, assim, ganhou uma data para chamar de sua no calendário de efemérides.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta