> >
'Chão de estrelas', com fibra ótica, vai iluminar deques de São Pedro

'Chão de estrelas', com fibra ótica, vai iluminar deques de São Pedro

Iluminação especial, que será acionada à noite, foi instalada em duas áreas de embarque e desembarque nos píeres da nova orla, em Vitória

Publicado em 12 de maio de 2024 às 10:50

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura
Iluminação com fibra ótica vai dar efeito de céu nortuno ao piso dos deques da orla da Grande São Pedro
Iluminação com fibra ótica vai dar efeito de céu nortuno ao piso dos deques da orla da Grande São Pedro. (PMV/ Divulgação)

Pontos de fibras óticas foram instalados em duas áreas do deque nas obras de reurbanização da Orla Noroeste, na região da Grande São Pedro, para causar o efeito de “chão estrelado”. A iluminação especial, acionada ao cair da noite, ficará nos embarques e desembarques nos píeres da orla.

Para o efeito de céu noturno no chão, foram utilizados 35 quilômetros de fibra ótica dispostos em 35 pontos, com dois projetores cada, segundo a Prefeitura de Vitória. São 3.100 pontos de luz no chão do deque nas áreas – 1.500 metros quadrados – que levam a dois atracadouros, próximos à Praça Dom João Batista, na Ilha das Caieiras.

A fibra usada é um cabo transparente com uma luz de intensa claridade na ponta, recoberta por uma camada de plástico preto, que dá a proteção mecânica necessária. A administração municipal ressalta que não há valor comercial, as fibras utilizadas transmitem apenas luz. Isto é, não transmitem dados, calor e muito menos eletricidade.

Elas estão instaladas abaixo do piso e foram rejuntadas entre as placas do material usado como acabamento. Somente a ponta do plástico transparente e sua capa preta aparecem no piso. São quase imperceptíveis ao olhar durante o dia, pois têm apenas 1,5 milímetro de espessura.

Reurbanização

As obras de reurbanização da Orla da Grande São Pedro, que contempla a reurbanização da orla dos barros São Pedro e Ilha das Caieiras, totalizando 1,16 km, com construção estacionamento, paisagismo, passeio contínuo com calçada, ciclovia, deques, arquibancadas alagáveis, rampas e cinco atracadouros, demanda investimentos de R$ 96.033.385,96, com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

A área será beneficiada ainda com a construção do Centro de Pescado, anexo do Museu do Pescador, praça do Caboré, queimadores de mariscos, área de manutenção de barcos, praça da quadra, e Rua Viva, implantada na Rua Felicidade Correa dos Santos.

A segunda etapa da Orla da Grande São Pedro, que beneficia as orlas dos bairros Santo André, Redenção, Nova Palestina e Resistência, totalizando 4 quilômetros, aguarda ordem de serviço para início das obras. O contrato já foi homologado.

Chão de estrelas, com fibra ótica, vai iluminar deques de São Pedro

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais