Uma das mais tradicionais manifestações religiosas do Brasil, a Festa de Corpus Christi de Castelo, no Sul do Espírito Santo, terá novidades durante a 61ª edição, neste ano. Segundo a Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, um grande portal marcará o início dos tapetes, e a confecção deles voltará com produtos usados antigamente, que exalam cheiro das produções artísticas.
A festa, que atrai milhares de fiéis e turistas, acontecerá na próxima quarta-feira (29) com a montagem dos tapetes, e na quinta-feira (30), com as celebrações e procissão eucarística.
Segundo a Diocese, uma pesquisa de opinião mostrou que os turistas mencionaram que o cheiro dos tapetes mudou ao longo dos anos. Buscando retomar às origens, voluntários voltarão a usar cipreste (arbustos ornamentais), crista-de-galo (flores ornamentais e macias, com textura aveludada), palha de café preto e borra de pó de café que, juntos, exalam um agradável odor.
Outra novidade deste ano está na estrutura do evento: no chafariz central, na Biblioteca Pública Municipal (Castelinho) e na frente da Igreja Matriz serão montadas estruturas decorativas alusivas ao tema da festa. Também haverá a instalação de um grande portal, marcando o início dos tapetes e o local onde começará a tradicional procissão.
Neste ano, o tema central é “O pão nosso de cada dia, o pão eucarístico”. Mais de três mil voluntários, diretos e indiretos, trabalham há meses na preparação dos tapetes que vão ocupar cinco mil metros quadrados de ruas e avenidas. Serão utilizados diversos materiais, como palha de café, pó de café, pó de pneu, pó de serra, pedras, folhas, cipreste, flores e papel na confecção dos 17 quadros e das 17 passadeiras.
O evento é realizado pelo Frades Agostinianos Recoletos, o Instituto Cultural "Irmã Vicenza" com o apoio da Prefeitura Municipal de Castelo.
Durante o evento, os visitantes também poderão aproveitar outras atrações nas imediações, como a “Feira do Agroturismo, Artesanato e Flores”, a “Praça de Alimentação das Entidades” e a tradicional “Feira de Ambulantes” na Avenida Nossa Senhora da Penha.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta