Uma forte chuva que atingiu a cidade de Mimoso do Sul, no Sul do Estado, na tarde deste sábado (4) deixou um rastro de destruição na cidade. As ruas ficaram alagadas, alguns imóveis foram destelhados e invadidos pela água. O temporal durou cerca de uma hora, conforme informações do setor de Defesa Civil do município.
O prefeito da cidade, Peter Costa (Republicanos), publicou um vídeo em que, acompanhado por vereadores, faz um breve balanço dos prejuízos causados pela chuva neste sábado. No mesmo vídeo, ele afirma à população que está tomando todas a providências para evitar danos maiores em caso de novas enchentes ocasionadas pelas chuvas.
No ano passado, no mês de março, a cidade foi atingida por uma forte chuva que provocou mortes, destruição e deixou muitas famílias fora de casa.
"Vamos nos empenhar para que esse problema seja resolvido o mais rápido possível. Vamos solicitar ao governo do Estado obra de macrodrenagem para que esses transtornos não aconteçam mais", afirma o mandatário na publicação.
Em conversa com a reportagem de A Gazeta, Peter ressaltou que uma área conhecida como Morro do Cristo, é que tem causado maior preocupação no que se refere às chuvas no município. Por se tratar de uma região terrosa, há, segundo ele, alto risco de deslizamento e enxurradas.
"Foi muita enxurrada e muita lama. Agora, uma área que preocupa é a do Morro do Cristo. Acredito que a gente tenha que desapropriar e reflorestar aquela área, porque será sempre esse problema, toda vez que chover forte no município", ressalta Peter.
O diretor Municipal de Proteção e Defesa Civil, Leonardo Ferreira da Silva, por sua vez, detalhou à reportagem o cenário na cidade após a forte chuva deste sábado.
"Houve uma precipitação volumosa, muito rápida, acompanhada de fortes ventos. Tivemos alguns pontos de alagamento na cidade, mas a água já foi escoada em todos. As equipes da limpeza urbanas já estão fazendo a retirada de lama. Não sei se conseguirão terminar hoje, mas amanhã eles retornarão para trabalhar na retirada do material mais grosso. Apesar dos danos causados em alguns imóveis, nenhuma família precisou sair de suas casas", assevera do diretor de Defesa Civil em Mimoso do Sul.
A Defesa Civil no Estado foi procurada para mais informações sobre outras cidades capixabas afetadas por chuvas neste sábadoo. Em caso de resposta do órgão, este texto será atualizado.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja, com grau de perigo para chuvas intensas para 70 cidades do Espírito Santo neste sábado (4) até as 10h deste domingo (5). De acordo com o instituto, além da chuva volumosa, existe risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta