> >
Chuva no ES: São Mateus tem quase 100 pessoas fora de casa

Chuva no ES: São Mateus tem quase 100 pessoas fora de casa

Segundo a prefeitura do município, o saldo nesta terça-feira (29) é de 79 pessoas desabrigadas e 11 desalojados. No balneário de Guriri, ruas estão alagadas há dias

Publicado em 29 de novembro de 2022 às 17:19

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura

Por conta das chuvas registradas em São Mateus, no Norte do Espírito Santo, nos últimos dias, 90 pessoas no município estão fora de casa. Segundo a prefeitura, 48 residências foram interditadas por conta de alagamentos ou estão em áreas de risco. Há famílias, segundo a prefeitura, que perderam tudo.

Ainda de acordo com a administração municipal, até o momento 75 famílias foram atendidas, destas 23 estão desabrigadas – um total de 79 estão nesta situação. Entre os desalojados, o município contabiliza 11 pessoas. 24 famílias foram encaminhadas para o aluguel social.

Alagamentos

Em bairros mais carentes, várias casas ficaram alagadas, situação semelhante ao que foi visto na na zona rural, onde a pastagem foi encoberta, o gado ilhado e estradas estão intransitáveis.

Em Guriri, ruas inteiras foram tomadas pelas águas. No Centro, buracos se formaram devido à força da chuva. Um motorista de um ônibus escolar passou por um dos pontos alagados em Guriri e um passageiro flagrou a água quase na altura dos degraus mais altos. 

Na Avenida Cricaré e bairro Porto, foram interditadas 48 residências. O município disponibilizou abrigo e apoio social, mas a maioria das famílias se recusa a sair.

O município, que havia decretado situação de emergência, desde a semana passada, montou uma força-tarefa para amenizar os estragos causados pelas chuvas. A principal preocupação, segundo a prefeitura, é quanto à população nas áreas de risco. A Secretaria de Assistência Social faz o levantamento e cadastrando nos programas sociais do município.

Em caso de deslizamentos, alagamentos e rachaduras, os moradores devem acionar a Defesa Civil Municipal, atendimento 24h via Whatsapp: (27) 99918-1122 ou 3763-1122.

Estrada interditada

Por conta dos alagamentos, pontos foram interditados na ES-010. Segundo o Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER-ES) a rodovia foi interditada entre os quilômetros 186 a 188.

A interdição afeta o entroncamento com ES-429 (sentido Palmital) e o entroncamento com ES-315. A rota alternativa sugerida pelo órgão é acessar a ES-429 em Fazenda Palmital, com entrada para a ES 010, no trevo do Fal e seguir para a BR 101.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais