Após a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) publicar, nesta segunda-feira (6), nota técnica com orientações sobre a imunização do público com mais de 50 anos e trabalhadores da saúde com a 4ª dose - D4 ou segunda de reforço - contra a Covid-19, os municípios já se mobilizaram para iniciar a vacinação. Em algumas cidades, será por agendamento, em outras, por livre demanda. Importante observar o intervalo de quatro meses em relação à terceira dose.
Além dos novos grupos, que reúnem cerca de 570 mil pessoas no Espírito Santo, os idosos e os imunossuprimidos também já estão aptos a tomar a D4. Para estes, o intervalo entre as aplicações é de 90 dias.
A Sesa ainda pretende contemplar a faixa etária de 18 a 49 anos com o segundo reforço, porém, em coletiva nesta segunda, o secretário Nésio Fernandes e o subsecretário Luiz Carlos Reblin reforçaram a necessidade de todos os grupos completarem o esquema vacinal hoje disponível. No momento, há 1,5 milhão de pessoas no Espírito Santo que estão com a imunização em atraso, embora haja disponibilidade de vacinas.
Confira a programação de vacinação e as estratégias de municípios da Grande Vitória e interior consultados por A Gazeta:
Vacinação de novos grupos: o município disse que aguarda a nota técnica do Estado para organizar a vacinação. Não foi informada a cobertura vacinal, nem as estratégias para aumentar os indicadores de imunização da cidade.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta