> >
Cidades do ES registram grande volume de chuva nas últimas 24h

Cidades do ES registram grande volume de chuva nas últimas 24h

Vargem Alta (185.20 mm), Castelo (106.24 mm) e Cachoeiro de Itapemirim (102.25 mm) foram as cidades com maior volume de chuva em todo o Estado desde a sexta-feira (30)

Publicado em 31 de outubro de 2020 às 10:40

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Água da chuva alagou comunidades em Vargem Alta
Água da chuva deixou comunidades ilhadas em Vargem Alta. (Divulgação/Prefeitura de Vargem Alta)

As últimas 24 horas foram de grande acumulado de chuva nas cidades do Espírito Santo, no início de final de semana que antecede o Dia de Finados. Vargem Alta (185.20 mm), Castelo (106.24 mm) e Cachoeiro de Itapemirim (102.25 mm) foram as cidades com maior volume de chuva em todo o Estado. Os números foram apresentados pela Defesa Civil Estadual no início da manhã deste sábado (31).

Em comunicado, o órgão estadual coloca estado de "Atenção" para as chuvas. Outras cidades também registraram grande acumulado de chuvas. Confira a relação completa:

QUANTIDADE DE CHUVA NAS CIDADES (mm de chuva em 24h)

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) já havia emitido um alerta vermelho no início da tarde de sexta-feira (30) para chuvas intensas, válido para 37 cidades do Espírito Santo - e não inclui a Grande Vitória. 

ENTENDA COMO FUNCIONA A MEDIÇÃO DO VOLUME

A medida usada para medir o volume da chuva é em milímetros por metro quadrado. É só imaginar um quadrado de um metro por um metro com um litro de água dentro. O líquido vai subir até a marca de 1mm. Claramente falando, um milímetro de chuva equivale a um litro de água por metro quadrado. Por exemplo: se choveu 50mm, seriam 50 litros de água em cada metro quadrado.

Este vídeo pode te interessar

O período da chuva também é importante. Chover 50 litros de água durante um dia inteiro pode ter um impacto menor do que chover a mesma quantidade de uma vez só, somente em uma hora. E como podemos medir a chuva em uma cidade grande? Equipamentos chamados de pluviômetros, que estão espalhados por vários pontos da cidade, vão indicar o quanto choveu - e, só então, esses dados vão permitir as comparações das quantidades de chuva por dia, mês e ano.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais