> >
CNH Social 2025 tem recorde de inscritos em 24h; veja como se inscrever

CNH Social 2025 tem recorde de inscritos em 24h; veja como se inscrever

Programa do Detran|ES oferece gratuidade na obtenção da primeira habilitação, ou adição ou mudança de categoria para motoristas de baixa renda

Publicado em 3 de abril de 2025 às 08:58

Ícone - Tempo de Leitura 3min de leitura
Carteira Nacional de Habilitação, oferecida gratuitamente no ES no chamado CNH Social
Carteira Nacional de Habilitação, oferecida gratuitamente no ES no chamado CNH Social. (Marcello Casal JrAgência Brasil)
Felipe Sena
Repórter / fsena@redegazeta.com.br

O programa CNH Social 2025 registrou um número recorde de inscrições nas primeiras 24 horas após a abertura do processo. De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES), responsável pela iniciativa, 46.496 pessoas se inscreveram de meio-dia de terça-feira (1°) até o mesmo horário de quarta-feira (2). A alta demanda, segundo o órgão, reflete a popularidade do programa, que oferece gratuidade na obtenção da primeira habilitação, além de possibilitar a adição ou mudança de categoria aos motoristas de baixa renda.

“Apenas nas primeiras 24 horas do programa já temos um recorde de pessoas interessadas. Abrimos as inscrições ao meio-dia de ontem e, hoje, no mesmo horário, 46. 496 já haviam feito sua inscrição. Isso mostra a importância e a credibilidade do programa”, disse o diretor geral do Detran|ES, Gilvaldo Vieira.

O programa, lançado nesta terça-feira (1º) em solenidade no Palácio Anchieta, em Vitória, disponibiliza 3.500 vagas nesta primeira fase. As inscrições podem ser feitas até o dia 21 de abril, exclusivamente pelo site do Detran|ES.

Como fazer a inscrição no CNH Social

Podem participar do CNH Social os cidadãos cadastrados no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) até 1º de março de 2025. A seleção dos candidatos será feita eletronicamente, sem interferência humana, seguindo critérios como menor renda per capita, maior número de integrantes na família e nível de escolaridade.

Para se inscrever, o interessado deverá acessar o site www.detran.es.gov.br, entrar no banner ou no botão do programa ‘CNH Social’ na página principal e inserir as informações pessoais solicitadas. Todos os dados informados devem conferir precisamente com as informações constantes no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal). 

O candidato deverá selecionar a categoria desejada, entre as seguintes opções: Primeira Habilitação categoria A (moto) ou Primeira Habilitação B (carro) para quem ainda não é habilitado. Quem já tem carteira de motorista poderá selecionar Adição de categoria A (moto), Adição de Categoria B (carro), Mudança para Categoria D (ex.: van e ônibus) ou Mudança de Categoria E (ex.: caminhão e carreta). Vale destacar que, após realizada a inscrição, não é possível modificar a categoria escolhida.

Até o momento, 79% das inscrições são de mulheres

Os dados iniciais do Detran|ES mostram que:

Ainda segundo o órgão de trânsito, as 3.500 vagas da primeira fase serão divididas da seguinte forma:

Após a inscrição, não será possível modificar a categoria escolhida. Os selecionados deverão acompanhar o cronograma no site do Detran|ES.

Quando sai a lista de aprovados

A lista de aprovados será divulgada a partir do meio-dia do dia 6 de maio de 2025 no site do Detran|ES. Os candidatos que não cumprirem os prazos estabelecidos serão desclassificados, e as vagas remanescentes serão oferecidas aos suplentes, cuja lista será divulgada no dia 7 de julho de 2025.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais