O programa CNH Social 2025 registrou um número recorde de inscrições nas primeiras 24 horas após a abertura do processo. De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES), responsável pela iniciativa, 46.496 pessoas se inscreveram de meio-dia de terça-feira (1°) até o mesmo horário de quarta-feira (2). A alta demanda, segundo o órgão, reflete a popularidade do programa, que oferece gratuidade na obtenção da primeira habilitação, além de possibilitar a adição ou mudança de categoria aos motoristas de baixa renda.
“Apenas nas primeiras 24 horas do programa já temos um recorde de pessoas interessadas. Abrimos as inscrições ao meio-dia de ontem e, hoje, no mesmo horário, 46. 496 já haviam feito sua inscrição. Isso mostra a importância e a credibilidade do programa”, disse o diretor geral do Detran|ES, Gilvaldo Vieira.
O programa, lançado nesta terça-feira (1º) em solenidade no Palácio Anchieta, em Vitória, disponibiliza 3.500 vagas nesta primeira fase. As inscrições podem ser feitas até o dia 21 de abril, exclusivamente pelo site do Detran|ES.
Podem participar do CNH Social os cidadãos cadastrados no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) até 1º de março de 2025. A seleção dos candidatos será feita eletronicamente, sem interferência humana, seguindo critérios como menor renda per capita, maior número de integrantes na família e nível de escolaridade.
Para se inscrever, o interessado deverá acessar o site www.detran.es.gov.br, entrar no banner ou no botão do programa ‘CNH Social’ na página principal e inserir as informações pessoais solicitadas. Todos os dados informados devem conferir precisamente com as informações constantes no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal).
O candidato deverá selecionar a categoria desejada, entre as seguintes opções: Primeira Habilitação categoria A (moto) ou Primeira Habilitação B (carro) para quem ainda não é habilitado. Quem já tem carteira de motorista poderá selecionar Adição de categoria A (moto), Adição de Categoria B (carro), Mudança para Categoria D (ex.: van e ônibus) ou Mudança de Categoria E (ex.: caminhão e carreta). Vale destacar que, após realizada a inscrição, não é possível modificar a categoria escolhida.
Os dados iniciais do Detran|ES mostram que:
Ainda segundo o órgão de trânsito, as 3.500 vagas da primeira fase serão divididas da seguinte forma:
Após a inscrição, não será possível modificar a categoria escolhida. Os selecionados deverão acompanhar o cronograma no site do Detran|ES.
A lista de aprovados será divulgada a partir do meio-dia do dia 6 de maio de 2025 no site do Detran|ES. Os candidatos que não cumprirem os prazos estabelecidos serão desclassificados, e as vagas remanescentes serão oferecidas aos suplentes, cuja lista será divulgada no dia 7 de julho de 2025.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta