Uma nova etapa de inscrições do CNH Social teve início na última terça-feira (13) no Espírito Santo. São 2,5 mil vagas para pessoas cadastradas no CadÚnico. O programa possibilita o acesso à primeira habilitação, adição ou mudança de categoria de forma gratuita.
O anúncio da nova etapa foi feito pelo governador Renato Casagrande em uma rede social na manhã de terça-feira — data em que houve a abertura das vagas no site do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES).
O governo do Estado espera lançar, ao todo, 8 mil vagas durante o ano de 2021. Já foram disponibilizadas 5,5 mil até o momento.
Segundo o Detran-ES, até as 16 horas desta quinta-feira (15), mais de 41 mil pessoas conseguiram concluir o cadastro e estão concorrendo a uma das 2.500 vagas disponibilizadas neste processo.
A seleção dos candidatos é feita de forma eletrônica, segundo critérios estabelecidos pelo programa, que consideram a menor renda per capita, maior número de componentes no grupo familiar, candidatos com Ensino Fundamental completo e beneficiário do programa Bolsa Família.
Entre os candidatos que se declararem Pessoa com Deficiência (PCD), poderão ser contemplados somente aqueles cuja deficiência não impeça a obtenção da CNH, na forma da legislação de trânsito vigente. Apenas cidadãos residentes no Espírito Santo podem participar.
Quem tiver interesse em uma vaga no CNH Social já pode fazer a inscrição. As 2,5 mil vagas foram abertas ao meio-dia de terça-feira (13). E atenção para o prazo final: a inscrição é possível até as 23h59 do dia 22 de julho, uma quinta-feira. A partir do minuto seguinte, já no dia 23 de julho, não será possível concorrer a uma vaga.
O concorrido programa exige uma inscrição no site do Detran. Não ofereça seus dados a qualquer outro endereço eletrônico. Após a inscrição, basta esperar até o dia 27 de julho, quando o governo do Estado vai divulgar os selecionados.
Para quem procura tirar a primeira habilitação, o CNH Social oferece as categorias A (moto) e B (carro) — apenas uma por inscrição. Os selecionados que já tiverem a carteira nacional de habilitação podem adicionar a categoria A ou categoria B. Esse grupo também tem a possibilidade de mudar a categoria, seja para a D (van, micro-ônibus, ônibus) ou para a E (caminhão e carreta).
1 - Procure pela página oficial do Detran-ES no seu buscador. A inscrição deve ser feita de uma única forma. Seus dados não devem ser compartilhados em outro site, por SMS ou email;
2 - No canto esquerdo do site principal é possível notar o ícone CNH SOCIAL. Você deve clicar ali para fazer a inscrição e concorrer a uma das 2,5 mil vagas;
3 - Ao clicar no CNH Social você será encaminhado para uma outra página, já com informações sobre o programa. Entre outras perguntas e respostas, há o botão ACESSAR no espaço INSCREVER-SE, localizado no meio da página;
4 - Após dois cliques, você chegou ao local onde deve colocar os seus dados pessoas. Todos os espaços devem ser preenchidos. Não há como avançar no processo sem informar o registro do CadÚnico, por exemplo;
5 - Abaixo, mas na mesma página, você deve concordar com os termos. Ao clicar nos dois botões, ao lado de duas frases na cor azul, você garante que está concorrendo a uma vaga com informações pessoais, e não de terceiros. Depois, clique em CONTINUAR;
6 - Segundo o Detran, logo depois do preenchimento do formulário, a próxima tela será um comprovante do que foi informado. Pronto, você está concorrendo a uma vaga do programa CNH Social. A partir daí, aguarde até o dia 27 de julho para verificar se o seu nome está na lista dos selecionados.
Obs: Teve algum problema? Segundo o Detran, alguns detalhes podem impedir a inscrição. Como, por exemplo, o cadastro desatualizado ou cadastro que tenha sido atualizado em data posterior ao dia 11/06/2021; a existência de um Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach) em outro estado, em decorrência de alguma tentativa anterior de habilitação por parte do candidato; pessoas oriundas de outros estados, uma vez que a CNH Social oferecida pelo Detran-ES é apenas para residentes do Espírito Santo.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta