> >
Com 2,6 mil testes em atraso no Lacen, ES faz parceria no Paraná

Com 2,6 mil testes em atraso no Lacen, ES faz parceria no Paraná

Resultados dessas amostras represadas devem sair até sexta-feira (29); a partir daí, Laboratório Central do Estado retoma entregas em 48h, segundo o secretário Nésio Fernandes

Publicado em 25 de maio de 2020 às 16:11

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Testes recebidos pela Secretaria de Saúde do Estado foram doados pela Petrobras
Amostras de pacientes suspeitos da Covid-19 serão enviadas para laboratório do Paraná. (Twitter Renato Casagrande | Reprodução)
Com 2,6 mil testes em atraso no Lacen, ES faz parceria no Paraná

Aproximadamente 2.600 testes para detectar a Covid-19 estão represados no Laboratório Central do Espírito Santo (Lacen-ES) e atrasando diagnósticos. Para solucionar o problema, todas as amostras serão enviadas para o Paraná, onde serão analisadas e liberadas até a próxima sexta-feira (29).

A parceria com o Instituto de Biologia Molecular paranaense permitirá que o Espírito Santo volte a liberar os resultados dos exames em até 48 horas a partir do recebimento do material. As informações foram passadas pelo secretário estadual da Saúde, Nésio Fernandes, durante entrevista nesta segunda-feira (25).

Aspas de citação

Amanhã (terça-feira), cerca de 2.600 amostras do Lacen-ES serão enviadas para o Paraná, e até sexta-feira todos os resultados serão liberados. Assim, o Lacen-ES volta a liberar os resultados em até 48 horas, recuperando o desempenho de antes da crise no recebimento dos kits

Nésio Fernandes
Secretário Estadual da Saúde
Aspas de citação

Recentemente, o governador Renato Casagrande revelou que o Espírito Santo sofria com o desabastecimento de kits de extração. A ausência desse material fez com que os exames deixassem de ser automatizados, gerando atraso na entrega dos resultados. O problema persistia desde meados de abril.

Atualmente, o Laboratório Central do Estado tem recebido entre 500 e 650 amostras por dia. Com a aquisição de um novo aparelho mais moderno, o secretário Nésio Fernandes garantiu que o Lacen-ES possui capacidade para analisar 1.000 testes do novo coronavírus, diariamente. 

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais