> >
Jucutuquara levanta o público com Nordeste no ES, mas corre no fim

Jucutuquara levanta o público com Nordeste no ES, mas corre no fim

Com o enredo "Onde ocê foi morar", escola empolgou o Sambão do Povo com tradições nordestinas, mas estourou o tempo máximo de desfile

Publicado em 11 de fevereiro de 2023 às 23:39- Atualizado há 2 anos

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura
Unidos de Jucutuquara desfila no Sambão do Povo no Carnaval de Vitória 2023
Unidos de Jucutuquara desfila no Sambão do Povo no Carnaval de Vitória 2023 . (Fernando Madeira)
Ludson Nobre
Repórter / [email protected]
Júlia Afonso
Repórter / [email protected]

A Unidos de Jucutuquara foi a segunda escola de samba a desfilar neste sábado (11), pelo Grupo Especial do Carnaval de Vitória, trazendo o forró, a quadrilha e a culinária do Espírito Santo para o Sambão do Povo. Com o enredo "Onde ocê foi morar?", a agremiação contou a história de um jovem que deixou o Nordeste com destino a Vitória, mostrou o trajeto até a Capital, o acolhimento e o orgulho de migrantes que se tornaram capixabas de coração.

O desfile empolgou o público nas arquibancadas, mas as últimas alas da escola precisaram correr no fim. Mesmo assim, o tempo máximo de apresentação foi extrapolado em um minuto e 26 segundos, o que pode resultar em perda de pontos na apuração final. 

Logo antes do sinal verde, quem estava nos camarotes do início da avenida ovacionou a escola e o desfile começou com a energia lá em cima. A comissão de frente trouxe os "retirantes" vindos do Nordeste, acompanhados de uma mala. Dentro dela, havia uma surpresa da escola: a artista Flávia Mendonça como "Nossa Senhora da Penha", padroeira do Espírito Santo. A aparição da artista levantou o público. 

Unidos de Jucutuquara desfila no Sambão do Povo no Carnaval de Vitória 2023
Flávia Mendonça como Nossa Senhora da Penha no desfile da Unidos de Jucutuquara. (Carlos Alberto Silva)
Aspas de citação

Para a gente é muito importante homenagear as pessoas que vieram, trouxeram cultura e se tornaram capixabas! Poder levar essa alegria hoje traz muita felicidade! Estamos confiantes com o título.

Andrezinho Castro
Coreógrafo da comissão de frente da Jucutuquara
Aspas de citação

No carro abre-alas, chamou a atenção a Coruja, símbolo da escola, pintada pela primeira vez nas cores originais da ave. O carro bastante colorido, com 30 metros de comprimento, representou o Rio São Francisco, que atravessa quatro Estados do Nordeste, tendo grande importância socioeconômica na região.

Com o samba na ponta da língua, os integrantes transmitiram a energia do enredo, contagiando o público, que cantou junto com a escola nas arquibancadas. Nas alas, destaque para algumas tradições nordestinas, como as quadrilhas das festas de São João e o ritmo do maracatu.

Unidos de Jucutuquara desfila no Sambão do Povo no Carnaval de Vitória 2023
Unidos de Jucutuquara desfila no Sambão do Povo no Carnaval de Vitória 2023 . (Rodrigo Gavini)

A altura do último carro impressionou. Com nove metros, a coruja carregava o "coração capixaba". Mesmo estando no fim da avenida, era possível ver a ave que representa a escola desde o início. 

O ritmo começou tranquilo. No final do desfile, porém, os integrantes das últimas alas tiveram de acelerar o passo. Mesmo correndo, a escola não evitou o estouro do tempo máximo de desfile, que era de 62 minutos ou 1h02min. A apresentação foi encerrada com 1h03min26s.

Aspas de citação

Muito cansaço, muito trabalho, o carnaval capixaba é desgastante, pouco apoio, tudo fica para a última hora. Tivemos vários problemas que passam pelo lado financeiro, mas espero que a escola faça um belo desfile com esse samba maravilhoso, e vamos partir para o título!

Rogério Sarmento
Presidente da Jucutuquara
Aspas de citação

Como foi a escola

Deu samba 

Com cores vivas e fantasias bem acabadas, a escola estava bonita de se ver na avenida. O samba na ponta da língua dos integrantes das alas também ajudou a levantar o público, que cantou junto com a Jucutuquara. 

Atravessou

Com o início a passos lentos, quem teve que correr atrás do prejuízo foram as últimas alas. Mesmo apertando o passo, a escola estourou o tempo máximo em um minuto e 26 segundos. 

Unidos de Jucutuquara desfila no Sambão do Povo no Carnaval de Vitória 2023(Carlos Alberto Silva)

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais