Desde a última sexta-feira (22) o site da Prefeitura de Vitória está fora do ar. O sistema deixou de funcionar por volta das 13 horas e seria, segundo a própria prefeitura, em "caráter preventivo e seguindo as recomendações de boas práticas, para análise do ambiente de rede de dados da PMV.”
O cidadão que tenta acessar os serviços pelo portal segue sem conseguir e recebendo o seguinte aviso: “Não é possível acessar esse site”. Assim, com o "incidente da segurança", alguns serviços do município não estão sendo realizados.
Com a queda do site, a prefeitura suspendeu vários serviços, como abertura de protocolo, liberação de alvará e licenciamento para obras. Prazos para o pagamento de impostos e taxas municipais também foram suspensos, como é o caso do Imposto Sobre Serviços (ISS) e do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU).
Em nota enviada para A Gazeta, a Prefeitura de Vitória não explicou se o sistema sofreu algum tipo de ataque para estar a tanto tempo fora do ar, mas reiterou que não houve vazamento de dados, seja de munícipes, servidores públicos ou empresas.
Além de ter anunciado a suspensão de alguns serviços, a administração municipal também vai prorrogar prazos de licitações em andamento. Já a emissão da Nota Fiscal Eletrônica só será retomada após o funcionamento do sistema ser normalizado.
Na Secretaria de Desenvolvimento da Cidade (Sedec), estão suspensos os seguintes serviços:
O atendimento está mantido em toda rede municipal de saúde. O morador que necessitar agendar consulta médica pode ir até a Unidade de Saúde para realizar o agendamento.
A vacinação contra a Covid-19 também segue normalmente em Vitória. As pessoas que realizaram previamente o agendamento podem ir até o local agendado e, durante essa semana, Vitória terá vacinação sem agendamento.
As aulas na rede municipal de ensino estão sendo realizadas normalmente.
Pelo canal, os munícipes podem solicitar diversos serviços. Entre eles o Disque Silêncio, Segurança, Manutenção Semafórica, Iluminação Pública, entre outros. O expediente acontece normalmente.
Há menos de um ano, a Prefeitura de Vitória foi alvo de um ataque de hackers. Durante a madrugada do dia 8 de novembro de 2020 usuários invadiram o sistema, o que causou a suspensão de alguns serviços. O site voltou a funcionar no dia 12, quatro dias depois. Porém, dez dias após o ocorrido, alguns serviços ainda estavam indisponíveis.
Os danos ao sistema em novembro do ano passado foram similares ao ocorrido no Superior Tribunal de Justiça na mesmaépoca. A rede do STJ também sofreu com interrupção de julgamentos.
Em entrevista à reportagem de A Gazeta, o especialista em tecnologia Gilberto Sudré explica que um incidente de segurança, como o informado pela Prefeitura de Vitória na sexta-feira (23), não é, necessariamente, provocado por um ataque hacker. Ocorrências como essa, segundo ele, mostram que não há 100% de proteção na internet.
Sudré lembra que casos como esse não costumam representar um descuido da equipe de tecnologia responsável pelo site. O especialista e comentarista da CBN Vitória destaca que é correta a estratégia de tirar o site do ar.
"Tirar o site do ar ajuda na proteção. Assim é possível identificar o que está acontecendo. A situação fica mais dominada, com mais tranquilidade. É como fechar as portas que oferecem riscos", comenta.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta