O eclipse solar anular, fenômeno que acontece quando a Lua fica entre a Terra e o Sol, está previsto para ser visualizado na tarde deste sábado (14). No Espírito Santo, o eclipse vai começar por volta das 15h37 e vai atingir seu auge às 16h40. Mas será que com o tempo fechado será possível visualizar a lua na frente do sol?
ACOMPANHE AQUI A TRANSMISSÃO DO ECLIPSE SOLAR NO BRASIL
O professor da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) Julio Fabris, que é físico e cosmólogo, explicou à reportagem da TV Gazeta que a visualização do eclipse vai depender de como ficará o tempo na tarde deste sábado. Ele explicou ainda que em Vitória, a cobertura do sol será de 47%. O eclipse completo será visualizado em alguns Estados do Nordeste e outros países.
Para observar o eclipse é necessário ter um óculos com filtros para eclipses solares, telescópios de observação solar com filtros especializados e vidros de solda com filtro 14 ou superior. A recomendação é não olhar mais de 1 minuto para o Sol. Usar óculos escuros para tentar ver o fenômeno pode prejudicar a visão.
O fenômeno poderá ser visto em quase todo o país, mas de forma parcial. Apenas no Norte e Nordeste, vai poder ser visto da forma total, como Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte.
Em parte do Brasil, o evento só poderá ser observado novamente em 2067, conforme o membro da Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros, Lauriston Trindade.
Em Vitória, a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) programou eventos de observação do eclipse com uso de telescópio solar e filtros especiais. Porém, devido ao tempo nublado na tarde deste sábado (14), o espetáculo astronômico previsto para ser conferido nas instalações do Observatório, no campus de Goiabeiras, foi cancelado, assim como a transmissão pelos canais do Gaturamo Observatório Astronômico (GOA) no YouTube e no Instagram.
A observação dependia das condições meteorológicas, mas outras atividades foram mantidas no local para as pessoas que foram pessoalmente ao Observatório.
Na Praça da Ciência, em Vitória, também acontecem atividades promovidas pelo Centro de Astrofísica e Cosmologia (Cosmo-Ufes) e pela Prefeitura de Vitória. Não vai ser possível a observação do eclipse com uso de telescópio solar, mas foram mantidos seminário e exibição de vídeos.
O eclipse solar anular é um fenômeno que acontece quando a lua fica entre a Terra e o Sol, mas não cobre todo o disco solar, formando um anel de luz ao redor da sombra lunar. Ou seja, o Sol ainda permanecerá minimamente visível na forma de um anel ao redor da sombra da Lua.
O anel completo de luz será visível apenas numa pequena faixa no norte e no nordeste do país. Em outras regiões, como o Sudeste, o eclipse será parcial, com a lua cobrindo parte do sol. Ou seja, nesse tipo de fenômeno o dia não fica escuro.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta