> >
Combate ao fumo: saiba como ter ajuda do SUS para largar o cigarro

Combate ao fumo: saiba como ter ajuda do SUS para largar o cigarro

Mais de 8 milhões de pessoas morrem no mundo por causa do tabagismo, sendo que 1 milhão são fumantes passivos. Confira vídeo com dicas para deixar de fumar e veja onde buscar tratamento de graça

Publicado em 28 de agosto de 2022 às 16:39

Ícone - Tempo de Leitura 6min de leitura

Vencer o vício de fumar não é algo simples, mas o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece serviços e apoio para quem quer deixar o cigarro de lado em busca de uma vida mais saudável. Segundo o Ministério da Saúde, o paciente deve procurar uma unidade básica de saúde da sua cidade para receber o encaminhamento para o atendimento médico e psicológico de graça.

Na Grande Vitória e também em alguns municípios do interior capixaba, prefeituras realizam programas específicos. Há a possibilidade de ter acompanhamento com especialistas de diferentes áreas, como dentistas, psicólogos, entre outros profissionais, além dos médicos. Existe ainda a disponibilidade de medicamentos. (Confira a lista de serviços ao final da matéria)

O SUS também tem atendimento em outras cidades. Em São Paulo, o atendimento é feito por meio do Programa Cessação de Tabagismo, promovido pelo Ministério da Saúde, pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca) e coordenado pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES).

Na capital paulista, o tratamento é realizado nas unidades Básica de Saúde (UBS) e nos centros de Atenção Psicossocial (Caps AD). Nos demais locais do país, o Ministério da Saúde recomenda buscar a unidade de saúde mais próxima. As informações são da Agência Brasil.

Homem faz uso do cigarro eletrônico
Homem faz uso do cigarro eletrônico. (pixabay)

No Brasil, desde 1986, 29 de agosto ficou marcado como o Dia Nacional de Combate ao Fumo, criado com a intenção de reforçar as ações nacionais de sensibilização e mobilização da população para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca).

O tabagismo mata mais de 8 milhões de pessoas pelo mundo todos os anos, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Desse número, 1 milhão são de pessoas que não fumam. Na verdade, elas são fumantes passivas.

É uma doença provocada pela dependência física à nicotina, e causa cerca de 50 doenças diferentes, como enfisema pulmonar, câncer e doenças cardiovasculares, como infarto agudo do miocárdio e acidente vascular cerebral. No Brasil, mais de 160 mil mortes por ano são atribuídas ao tabaco, segundo dados do Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde.

Vitória

Vila Velha

Cariacica

Serra

Viana

Colatina

Linhares

Cachoeiro de Itapemirim

Outras cidades do ES e do país

Com informações de Vinícius Lodi e da Agência Brasil

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais