> >
Como marcar consulta, emitir nota e estudar com site da PMV fora do ar

Como marcar consulta, emitir nota e estudar com site da PMV fora do ar

Não há prazo para a retomada dos serviços digitais; administração pede paciência para a população enquanto o problema é resolvido pela prefeitura

Publicado em 10 de novembro de 2020 às 10:04

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Hacker
Prefeitura de Vitória sofreu ataque de hackers na madrugada do último domingo (08). (Pixabay)

Com o ataque de hackers sofrido pela Prefeitura de Vitória na madrugada do último domingo (08), A Gazeta questionou a administração municipal sobre como serviços cotidianos da população serão realizados enquanto o site da Prefeitura de Vitória estiver fora do ar. Marcar consultas, estudar e emitir nota fiscal são algumas das atividades afetadas. 

Antes de falar pontualmente de cada situação, Márcio Passos, secretário municipal de Desenvolvimento da Cidade e também responsável pela subsecretaria de Tecnologia da Informação (Sub-TI), explicou um pouco sobre o ataque, contando que o município notou uma ação suspeita no sistema on-line. Como nos últimos dias houve diversos ataques de hackers no mundo todo, a decisão foi fazer um lockdown nos servidores, cortando toda a comunicação interna e externa para uma avaliação geral do ambiente e também para não perder dados. 

Diante dessa medida, ele afirmou que não há prazo para a retomada dos serviços digitais, e  espera a compreensão da população enquanto o problema é resolvido pela prefeitura. 

"Precisamos que a população tenha um pouco de paciência. Estamos trabalhando para dar segurança a todos e, assim que formos liberando os serviços on-line, vamos comunicar, inclusive através da imprensa", disse.

Indagado se os prazos desses serviços digitais serão estendidos, o secretário assegurou que a prefeitura vai trabalhar de forma que ninguém seja prejudicado. Porém, ele argumentou que não é possível falar sobre os prazos agora, pois a área jurídica do município está  analisando cada caso para tomar as atitudes cabíveis.

ENTENDA COMO FICA A EDUCAÇÃO, SAÚDE E EMISSÃO DE NOTA

Também questionado sobre como agendar consultas médicas, emitir nota fiscal e estudar de forma remota neste momento, Marcio Passos esclareceu algumas dúvidas. 

VEJA COMO ESTÃO FUNCIONANDO OUTROS SERVIÇOS 

Os danos ao sistema foram similares ao ocorrido com o Superior Tribunal de Justiça (STJ) há uma semana, informou a prefeitura da Capital. Na terça-feira (03), a rede do órgão foi invadida por hackers, provocando a interrupção de diversos julgamentos que aconteceriam simultaneamente por videoconferência. O caso está sendo investigado pela Polícia Federal (PF).

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais