> >
Concessionária registrou mais de 13 mil "gatos" de energia no ES em 2021

Concessionária registrou mais de 13 mil "gatos" de energia no ES em 2021

Segundo a EDP, a energia recuperada é suficiente para abastecer o município de Vila Velha por cerca de um mês

Publicado em 7 de fevereiro de 2022 às 18:47

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura
Homens da EDP durante trabalho de troca de estrutura. Estrutura é uma peça usada para apoiar os fios no topo do poste. Essa, no bairro Santo Antonio, eram de madeira
As ligações clandestinas sobrecarregam as redes elétricas. (Carlos Alberto Silva)
Gabriela Molina
[email protected]

No ano de 2021, foram identificadas 13.718 casos de fraudes de energia elétrica, conhecidos popularmente como "gatos", em residências, comércios e indústrias nos 70 municípios do Espírito Santo onde atua a EDP. Ao todo, a regularização dessas ligações permitiu à concessionária de energia recuperar 82 mil Megawatts-hora (MWh), o suficiente para abastecer o município de Vila Velha por um mês. 

Segundo a empresa, essas intervenções, além do impacto financeiro, pioram a qualidade do serviço prestado, prejudicando todos os consumidores. De acordo com Vanessa Lugon, gestora executiva da EDP, as ligações clandestinas sobrecarregam as redes elétricas, deixando o sistema de distribuição mais suscetível a interrupções e oscilações no fornecimento de energia. Ainda expõem o responsável e terceiros a sérios riscos, como choques elétricos, curto-circuito e até incêndios.

“Em muitos casos, fraudes ou ligações clandestinas são feitas de forma precária, sem respeitar regras de segurança e padronização, o que acaba por aumentar, e muito, o risco de ocorrência de incidentes e acidentes, tanto para o fraudador, quanto para a comunidade ao redor”, destaca Vanessa Lugon.

PREJUÍZO NO BOLSO DO CONSUMIDOR

Além de perigoso, o furto de energia contribui para tornar a conta de luz mais cara para todos os consumidores. Isso porque a quantidade de energia perdida com os "gatos" e os custos para identificar e coibir essas irregularidades são considerados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) na hora de estabelecer o valor da tarifa da conta de luz.

O Estado também é prejudicado, já que deixa de arrecadar o Imposto sobre Comércio e Serviço (ICMS), cobrado dos consumidores, que poderia ser utilizado em benefícios à própria população.

ACIDENTES

Segundo a Associação Brasileira dos Distribuidores de Energia (ABRADEE), a ligação clandestina é a quarta maior causa de morte no país relacionada à energia elétrica. Vale ressaltar que o Artigo 155 do Código Penal prevê que o furto de energia é crime e passível de multa e prisão de um a quatro anos para o infrator.

COMO DENUNCIAR

Quando um "gato" é descoberto, o responsável pelo local é chamado para participar da apuração da energia furtada junto dos técnicos especialistas da empresa. Em seguida, é feita a cobrança de todo o valor não faturado durante o período do furto.

A EDP pede que os consumidores denunciem a prática pelos canais disponíveis:

Este vídeo pode te interessar

Site da EDP online

Aplicativo EDP Online

  • Compatível com as plataformas Android™, iOS e Windows Phone

Agências de atendimento

  • O endereço de cada ponto pode ser encontrado no site EDP Online

Central de Atendimento ao Cliente:

  • 0800 721 0707 (ligação gratuita, 24 horas/sete dias por semana).

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais