Com o objetivo de reduzir gargalos e melhorar a mobilidade no trânsito e acesso a bairros de Vitória, quatro mudanças na circulação de veículos em ruas e avenidas foram realizadas recentemente.
A primeira delas foi no final de 2022, quando a Prefeitura de Vitória realizou a abertura do canteiro central da Reta da Penha e criou uma nova travessia, para possibilitar que os veículos sigam pela Rua Constante Sodré nos dois sentidos.
Com a mudança, tanto os veículos que trafegam pela Constante Sodré, em Santa Lúcia, quanto aqueles que vêm da Praia do Canto podem atravessar a Reta da Penha, sem precisar acessar a Avenida Rio Branco, nos dois sentidos.
Em Jardim da Penha, houve uma abertura da Rua Carijós para a Avenida Hugo Viola, destinada aos motoristas que vão acessar a Avenida Fernando Ferrari. Houve a retirada de uma parte do canteiro central, para permitir a passagem de veículos.
A mudança tem o objetivo de facilitar o acesso a ruas de Jardim da Penha, pois evita que os motoristas sejam obrigados a dar a volta em toda a extensão da praça Wolghano Netto — que dá acesso à Rua da Lama — em direção à saída do bairro para a Fernando Ferrari.
“A abertura da Hugo Viola beneficiou moradores de Morada de Camburi e Jardim da Penha, que tinham que fazer um percurso negativo até a praça Wolghano Netto para pegar a via que dá acesso à Fernando Ferrari. Agora o trajeto foi reduzido”, afirma o secretário de Transporte, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória, Alex Mariano.
Outras duas alterações foram implantadas em abril. Uma delas é a liberação de uma nova entrada para o bairro Itararé pela avenida Leitão da Silva, para quem segue no sentido Maruípe.
O acesso agora pode ser realizado pela Rua Gil Martins de Oliveira e Rua Nominando de Oliveira Correa (da papelaria Gecore). Com esse novo acesso, os motoristas poderão seguir pela Avenida Robert Kennedy, que antes era mão única de circulação, e ter mais uma alternativa para acessar o bairro. Essa alternativa visa a diminuir os conflitos que hoje existem na rotatória da Rua Capitão Domingos Corrêa da Rocha com a Rua das Palmeiras.
Em Jardim Camburi, houve modificação em uma das entradas para o bairro, para quem vem no sentido da Serra para Vitória da Avenida Norte Sul. Em vez de simplesmente virar à esquerda, no semáforo que fica em frente ao Shopping Norte Sul, o motorista precisa fazer uma espécie de contorno.
Quem for entrar no bairro deverá entrar à direita, próximo ao Supermercado Extrabom, e passar pela Rua Guilherme Santos, para depois acessar a Avenida Armando Duarte Rabello e, aí sim, cruzar a Avenida Norte Sul. A intenção é garantir maior segurança e reduzir o acúmulo de veículos no trânsito região.
Com a mudança, serão eliminadas as agulhas de acumulação de veículos para conversão à esquerda da Avenida José Maria Vivacqua Santos (um dos trechos da Norte Sul) para as vias citadas de acesso ao bairro.
“O volume de carros cresceu muito e aquela agulha está numa curva, o que poderia provocar acidentes, porque outros veículos vêm em descida. A tendência seria piorar porque há cada vez mais carros na região”, afirma o secretário Alex Mariano.
Foi implantado um novo cruzamento pela Rua Constante Sodré. Tanto veículos que trafegam pela via, em Santa Lúcia, quanto aqueles na Praia do Canto podem atravessar a Avenida Reta da Penha, que recebeu uma intervenção no canteiro central na região. O local ganhou nova sinalização horizontal e vertical, além de semáforos e demarcação de segurança.
Outra alteração foi uma abertura da Rua Carijós para a Avenida Hugo Viola, em Jardim da Penha, com a retirada do canteiro central. Assim, os motoristas que vão acessar a Avenida Fernando Ferrari não precisam mais dar a volta pela praça Wolghano Neto, que dá acesso à Rua da Lama.
Foi feito um novo acesso ao bairro Itararé para os motoristas que estão na Avenida Leitão da Silva (sentido Maruípe). Agora, é realizado pelas Ruas Gil Martins de Oliveira e Nominando de Oliveira Correa (da Gecore). Com esse novo acesso, os motoristas poderão acessar a Avenida Robert Kennedy, que antes era mão única de circulação, e ter mais uma alternativa para entrar no bairro.
Foram eliminadas as agulhas de acumulação de veículos para conversão à esquerda da Avenida José Maria Vivacqua Santos (trecho da Avenida Norte Sul) para as vias de acesso ao bairro. A entrada agora ocorre pela Rua Guilherme Santos, por onde os veículos acessarão a Avenida Armando Duarte Rabello e poderão entrar em Jardim Camburi.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta