Enquanto não chegam as provas de 2020 do Exame Nacional do Ensino Médico (Enem), os estudantes do Espírito Santo podem conferir o ranking com as 30 melhores escolas capixabas nos resultados do ano passado.
A lista de microdados, por escolas, de desempenho no Enem 2019 foi divulgada pelo Ministério da Educação (MEC), na última sexta-feira (26) e tabulada pelo site Evolucional. Para o levantamento, são utilizados apenas dados de alunos que cursaram o terceiro ano do ensino médio em 2019 e não zeraram nenhuma das provas. São consideradas as escolas que tiveram mais de 10 participantes.
O colégio capixaba melhor colocado na lista nacional foi o Centro Educacional Leonardo da Vinci com a 17 posição. Este é o 9º ano que a escola conquista a primeira colocação geral no Estado no exame que avalia a qualidade das instituições de ensino médio do Brasil.
Na avaliação do diretor pedagógico do colégio, Mário Broetto, o resultado é fruto de uma formação consistente e de um projeto pedagógico amplo. Focamos no desenvolvimento de habilidades e de competências para tornar o nosso aluno um cidadão do mundo, capaz de entender o seu entorno e desvendar fenômenos sociais, artísticos, históricos, naturais e tecnológicos com olhar crítico e suporte científico. O mundo é plural e trabalhamos para que eles o enxerguem dessa forma, estando preparados para todas as oportunidades, pontuou por nota à imprensa.
Das 30 melhores escolas, nove são da rede pública, sendo todas dos Institutos Federais do Espírito Santo (Ifes), distribuídos de norte a sul do Estado.
Embora o nosso objetivo não seja somente a nota do Enem, ficamos contentes em ver o desempenho dos nossos estudantes no exame. Essa é mais uma manifestação do nosso trabalho para a formação dos nossos alunos, por meio da educação pública, gratuita e de qualidade", destaca o reitor do Ifes, Jadir Pela.
A primeira escola pública não federal da lista está no 65 lugar, do total de 366 escolas capixabas. É a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Pinto Coelho, em Santa teresa.
Depois de muita contrariedade pelo Ministério da Educação (MEC), as provas do Enem deste ano foram adiadas devido à pandemia do novo coronavírus. Ainda não há nova data específica para a realização do exame nacional. Porém, desde o dia 20 de junho até esta terça-feira (30), o MEC está com consulta pública para os estudantes já inscritos opinem sobre as possíveis datas: dezembro de 2020, janeiro e maio de 2021.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta