A praia de Camburi é um dos principais cartões-postais de Vitória. É até difícil de acreditar que há um pedaço — e um bom pedaço! — do balneário badalado que ainda é pouco conhecido. Os frequentadores a chamam de Praia do Fim, porque lá fica o final da faixa de areia, antes das instalações da Vale.
O ponto costuma ser frequentado por moradores do bairro Jardim Camburi que praticam atividades físicas. Lá o terreno é mais plano que no restante da praia.
"O lado de lá, se você for caminhar, não é reto. Tem um declive. Para fazer exercício, principalmente na minha idade e para todas as idades, aqui é perfeito", disse a professora aposentada Edna Candido, 67, que contou frequentar o local desde que chegou ao Espírito Santo, em 1983.
O principal problema apontado pelos entrevistados é a quantidade de lixo levado pela maré até lá, principalmente após chuvas. Por nota, a Prefeitura de Vitória disse que "a Central de Serviços dispõe de veículo específico com atuação regular na orla, promovendo o peneiramento e retenção de resíduos. Além da limpeza mecanizada, garis também percorrem diariamente a área para fazer o recolhimento dos resíduos".
Entrar no mar também demanda atenção. Devido às chuvas de dezembro, toda a extensão da Praia de Camburi estava imprópria para banho no dia da apuração desta reportagem.
As análises, entretanto, são feitas semanalmente e podem ser acompanhadas por uma página disponibilizada pela Secretaria de Meio Ambiente da prefeitura, que pode ser acessada clicando aqui.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta