A conta de água vai ficar mais cara para muitos capixabas a partir de dezembro. A Agência de Regulação de Serviços Públicos (Arsp) publicou uma resolução em que autoriza o reajuste das tarifas de abastecimento de água e esgotamento sanitário nos municípios atendidos pela Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan). A lista inclui 53 cidades, incluindo a Grande Vitória.
O aumento, de 2,97%, começa a ser aplicado a partir do dia 1° de dezembro. A resolução foi publicada na última semana no Diário Oficial do Estado. O reajuste está abaixo do índice da inflação acumulada em um ano no mês de setembro, que ficou em 3,14%, de acordo com informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
No texto, para justificar o aumento, a agência reguladora cita que a Cesan apresentou as informações necessárias ao reajuste de suas tarifas, cujas análises constam em um processo administrativo.
O reajuste anterior nas tarifas dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário prestados pela Cesan passou a vigorar a partir de 1º de agosto de 2019. Uma nova discussão sobre a tarifa deveria ocorrer em um prazo de 12 meses, ou seja, até agosto de 2020, mas foi adiada, segundo a agência, devido à pandemia do coronavírus.
O aumento afeta moradores de 53 cidades capixabas, incluindo a Grande Vitória, que são atendidas pela Cesan, por delegação do governo do Estado e através de contratos de concessões com os municípios capixabas.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta