Mais um lote com 16.200 doses da vacina Coronavac, produzido pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac, chegou ao Espírito Santo na noite desta segunda-feira (25). Os imunizantes contra a Covid-19 foram transportados em um voo comercial da Latam, que saiu do aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, e pousou no Aeroporto de Vitória por volta das 19h20. De lá foram encaminhadas para a rede de frios da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), o novo lote da Coronavac dará continuidade à vacinação dos grupos prioritários já definidos. "As doses serão encaminhadas à Central Estadual de Rede de Frio da Secretaria da Saúde (Sesa), em Vitória, para serem distribuídas às Regionais da Saúde e municípios a partir desta terça-feira (26)", informou, em nota.
“Para este momento, as novas doses da CoronaVac serão disponibilizadas a uma quantidade de trabalhadores da saúde que estão na linha de frente do combate à Covid-19. A ampliação do população-alvo, como idosos acima de 75 anos não institucionalizados, acontecerá com o recebimento de mais doses e para isso, aguardamos a previsão do Ministério da Saúde”, explicou a coordenadora do Programa Estadual de Imunizações e Vigilância das Doenças Imunopreveníveis da Sesa, Danielle Grillo.
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), até às 15h desta segunda-feira (25), 10.656 mil pessoas do público-alvo foram vacinadas no Estado. Os dados são do Programa Estadual de Imunizações. Os municípios da Região Metropolitana de Saúde realizaram, até o momento, a imunização de 3.393 mil pessoas; nos municípios da Região Sul foram 4.094; nos municípios da Região Central foram 2.102 vacinados; e os municípios da Região Norte totalizaram 1.067 pessoas imunizadas.
O Espírito Santo recebeu o primeiro lote da Coronavac no último dia 18, dando início à campanha de imunização. Nessa primeira etapa foram 101.320 mil doses destinadas a profissionais da linha de frente do combate à Covid-19, idosos e deficientes que vivem em instituições de longa permanência e indígenas.
No último domingo (24), também desembarcou no Estado uma carga com 35.500 doses da vacina AstraZeneca/Oxford, fabricadas na Índia. Nesta segunda (25), profissionais da Saúde começaram a ser imunizados com essa fórmula.
Assim como as primeiras doses encaminhadas na última segunda-feira (18), a vacina do Butantan será aplicada em um intervalo de quatro semanas, para isso, a Secretaria de Estado da Saúde realizará uma nova distribuição às Regionais, o que deve ocorrer na terceira semana do mês de fevereiro.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta