Sem previsão de retorno das atividades presenciais, o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) decidiu retomar em seus campi o calendário letivo com atividades não-presenciais, que incluem videoaulas, fóruns e webconferências, entre outras. As atividades devem ser iniciadas em até 20 dias corridos e substituirão a carga horária presencial.
Nos campi do Ifes, as aulas estão suspensas desde a segunda quinzena de março por conta da pandemia de coronavírus. O Ifes prorrogou a suspensão até, pelo menos, o final de maio, mas ainda não se sabe se os alunos poderão retornar às salas de aula em junho.
Por isso, a instituição decidiu retomar o ensino em uma nova modalidade, que não vai incluir as atividades práticas profissionais de estágios e de laboratório. As apresentações de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) estarão mantidas e serão feitas por webconferência, com a participação de examinadores à distância. Será assegurado aos estudantes, segundo o Ifes, momentos de recuperação paralela, durante o distanciamento social ou no retorno das atividades presenciais.
Segundo o Ifes, o estudante que não tiver acesso à internet, ou limitações à utilização dos recursos de tecnologias de informação e comunicação, deve informar ao campus o endereço que está utilizando neste momento de isolamento social, além do nome das pessoas autorizadas a receber e entregar atividades na unidade de ensino.
Será uma das responsabilidades dos professores disponibilizar no campus as atividades a serem entregues de forma impressa a esses estudantes. Se o estudante não tiver condições de ir ao campus, o Ifes deverá garantir o acesso do aluno ao conteúdo quando as aulas presenciais retornarem.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta