Para conscientizar a população de Santa Maria de Jetibá, Região Serrana do Espírito Santo, sobre a importância dos cuidados com a higiene pessoal e o uso de máscaras no combate ao novo coronavírus, um grupo de voluntários montou uma árvore das máscaras no Centro da cidade. O objetivo é distribuir o equipamento de proteção às pessoas.
A árvore escolhida foi uma quaresmeira. A ação realizada nesta sexta-feira (15) contou com o apoio de funcionários públicos da prefeitura e também de policiais militares. Outra medida adotada para chamar a atenção dos moradores é a troca semanal da máscara que foi colocada na estátua da galinha, um dos principais monumentos da cidade.
A dona de casa Eliana Schulz Heidamann, de 37 anos, é uma das representantes do grupo. Ela explicou que o trabalho teve início há cerca de um mês, quando quatro pessoas se reuniram para produzir máscaras de tecido para vender. Durante a comercialização, as costureiras também decidiram doar.
Ao todo, três mil máscaras foram doadas a hospitais da Grande Vitória, instituições e moradores de Santa Maria de Jetibá. Somente nesta sexta (15), 500 pessoas que passaram pelo Centro receberam o brinde. Na segunda-feira (18), a partir das 8h, novas máscaras serão doadas em frente ao posto da Polícia Militar, no Centro.
A situação está difícil para todo mundo, tem gente que não tem dinheiro nem para comprar uma máscara. Muita gente que circula pelo Centro não usa nenhuma proteção e resolvemos usar a criatividade para chamar a atenção e ajudar quem precisa. Agora, todo mundo que passar perto da árvore olha com atenção, destacou.
A estátua, que fica em um canteiro no Centro da cidade, foi colocada em novembro 2018 por um grupo de avicultores, durante a tradicional Festa do Ovo e da Galinha. O monumento é uma homenagem aos avicultores, já que o município é um dos principais produtores de ovos do país.
Toda a semana vamos trocar a máscara da galinha como forma de conscientizar as pessoas sobre a importância do uso dela. Nosso objetivo é chamar a atenção de quem passa pelo Centro da cidade. E quem não tem máscara, pode receber uma que está sendo distribuída pelos voluntários, disse a médica veterinária Joana Berger.
De acordo com os dados mais recentes do painel da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Santa Maria de Jetibá contabiliza 38 casos confirmados e três óbitos por conta da Covid-19. Na quinta-feira (14), o índice de isolamento social no município foi de 53,5%.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta