O município de Colatina, no Noroeste do Espírito Santo, ganhou mais 40 leitos para tratamento de paciente infectados com o novo coronavírus. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), são dez leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e 30 de enfermaria, para atendimento aos pacientes da região. Os leitos ficam na Santa Casa de Misericórdia da cidade. A unidade é um hospital filantrópico que entrou para a rede de oferta de vagas do Estado.
Na manhã desta sexta-feira (31), o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, esteve em Colatina e assinou a entrega dos novos leitos.
De acordo com a Sesa, a operacionalização dos 40 leitos foi feita por meio do termo de fomento, publicado no Diário Oficial do Estado, no valor de R$ 3.073.896,00, com vigência de três meses. A previsão é de que os leitos da Santa Casa de Misericórdia de Colatina sejam inseridos no Painel Covid-19 no início da próxima semana. Entretanto, algumas unidades já começaram a ser utilizadas nesta semana.
O painel de Sesa mostra que, na região onde Colatina está inserida, a ocupação de leitos para coronavírus está em 65,91%. Esse número já esteve próximo dos 90%. Mesmo com a queda na ocupação dos hospitais, a Sesa diz que a ampliação de leitos vai reduzir a transferência de pacientes.
Além dos novos leitos na Santa Casa, em Colatina, o Estado conta com 15 UTIs pediátricas no Hospital São José, que é filantrópico, e também 29 no Hospital Estadual Sílvio Avidos.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta