Pacientes que não estão internados por Covid-19 em dois hospitais públicos da Serra serão transferidos para leitos em unidades particulares. O objetivo é ampliar a oferta de vagas para doentes contaminados pelo novo coronavírus no Estado.
Segundo a Sesa, devem ser desocupados 180 leitos com as remoções. Atualmente, 78,13% dos leitos de UTI e 54,66% dos leitos de enfermaria estão ocupados em hospitais públicos da Grande Vitória.
O coordenador do Centro de Operações Estratégicas (COE) da Sesa, Luiz Carlos Reblin, explicou que serão transferidos 70 pacientes de clínica médica (quando o paciente passa por tratamento e não precisa de cirurgia) e 110 de ortopedia que estão distribuídos nos Hospitais Jayme Santos e Hospital Dório Silva.
Os pacientes serão encaminhados para hospitais particulares e as vagas serão pagas pelo governo.
A previsão é que a transferência ocorra até a próxima semana, já que o contrato de locação dos leitos particulares está em fase de finalização. "Essas vagas ampliadas correspondem a quase um hospital de médio porte e serão disponibilizadas para o tratamento de pacientes com Covid-19. Alguns desses leitos são UTIs e outros são enfermarias", observou Reblin.
A transferência dos pacientes que não tem Covid-19 é mais uma medida do governo estadual para aumentar o atendimento para os contaminados pelo coronavírus, uma demanda que não para de crescer. Na segunda-feira (18), o secretário de saúde, Nésio Fernandes, informou que o estado está contratando 190 leitos da rede particular para pacientes com coronavírus. Serão 150 leitos de enfermaria e outros 40 de UTI do Hospital de Vila Velha.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta