Já são 61 anos de tradição! Os tapetes de Corpus Christi em Castelo, na região Sul do Espírito Santo, atraem mais uma vez verdadeira multidão. Com o tema “O pão nosso de cada dia”, a expectativa da organização é que mais de 100 mil pessoas visitem a cidade nesta quinta-feira (30). A celebração religiosa é a maior do Estado e está entre as 10 mais apreciadas no Brasil.
Francisca Campos Fracarolli, de 93 anos, é moradora de Castelo e lembra das primeiras festas. Com o passar dos anos, ela viu a qualidade dos tapetes evoluir a cada ano. "Naquela época eram com folhas, flores. Foi ficando cada vez mais bonito e cada vez mais foi aumentando a fé da gente", conta.
O governador do Estado, Renato Casagrande, também esteve na cidade — de onde ele é natural — para prestigiar os tapetes. "É uma manifestação popular. São artistas voluntários que fazem essa celebração aqui em Castelo. É religiosidade, o fortalecimento da nossa fé", disse.
Mais de três mil voluntários, diretos e indiretos, trabalharam há meses na preparação dos tapetes que ocupam cinco mil metros quadrados de ruas e avenidas. Foram utilizados diversos materiais como palha de café, pó de café, pó de pneu, pó de serra, pedras, folhas, cipreste, flores e papel na confecção dos 17 quadros e das 17 passadeiras.
O evento é realizado pelo Frades Agostinianos Recoletos, o Instituto Cultural "Irmã Vicenza" com o apoio da Prefeitura Municipal de Castelo. Durante o dia, visitantes também podem aproveitar outras atrações nas imediações como a “Feira do Agroturismo, Artesanato e Flores”, a “Praça de Alimentação das Entidades” e a tradicional “Feira de Ambulantes” na Avenida Nossa Senhora da Penha.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta