Por conta da proliferação das novas cepas do coronavírus ao redor do Brasil, a Secretaria do Estado de Saúde (Sesa) vai fazer um monitoramento das pessoas que foram infectadas pela Covid-19 e que viajaram para o Espírito Santo. A pasta espera que, até o final do mês, seja possível identificar esses passageiros e orientar as pessoas que tiveram contato com estes turistas.
Segundo o secretário de Saúde do Espírito Santo, Nésio Fernandes, foi realizada uma reunião com as companhias de transportes aéreo e terrestre, que concordaram em colaborar para o rastreamento dessas pessoas infectadas. Nésio acredita que, a partir de março, será possível ter mais detalhes destes dados.
"Tivemos uma reunião com todas empresas de transporte terrestre e aérea e todas concordaram em colaborar para construir uma aplicação capaz de cruzar todos os pacientes que testarem positivo com pessoas que viajaram ao Estado do Espírito Santo. Até o final do mês, teremos essa integração madura para a partir de março cruzar essas informações para orientar pessoas que viajaram com quem estava contaminado", disse.
O secretário ainda ressaltou que o Estado fará uma barreira sanitária inteligente para rastrear a população e identificar pessoas que possam ter contraído a Covid-19 a partir do contato com os turistas contaminados. Nésio ainda fez um pedido para que as pessoas evitem viajar para outros estados e até mesmo dentro do Espírito Santo, por conta da circulação das novas cepas da doença.
"O Espírito Santo se prepara para realizar uma barreira sanitária inteligente, qualificada, para rastrear a população. Evitem viajar para outros Estados. Evitem viajar dentro do Espírito Santo. Procurem ficar em casa porque temos novas cepas da doença circulando com uma capacidade de infecção incrementada", destacou.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta