> >
Covid-19: ES antecipa dose de reforço para trabalhadores da Saúde

Covid-19: ES antecipa dose de reforço para trabalhadores da Saúde

Decisão foi divulgada no Diário Oficial do Estado desta sexta (15) e considerou o avanço da vacinação, que "reduziu de maneira significativa a ocorrência de casos graves e óbitos"

Publicado em 15 de outubro de 2021 às 17:20

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Trabalhadores devem se vacinar pelo bem da saúde coletiva
Dose de reforço para profissionais da Saúde deverá ser, preferencialmente, com imunizante da Pfizer. (Freepik)

governo do Espírito Santo aprovou a antecipação da terceira dose da vacina contra a Covid-19, a chamada dose de reforço, para os trabalhadores da área da Saúde. A informação foi divulgada no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (15).

No documento, o governo afirma que foi considerado o avanço da vacinação no Estado capixaba, que "já reduziu de maneira significativa a ocorrência de casos graves e óbitos pela Covid-19". A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) considerou as seguintes questões, segundo a publicação no Diário Oficial:

  1. O Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, como medida adicional de resposta ao enfrentamento da doença, tida como Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII) mediante ações de vacinação nos três níveis de gestão;
  2. O Plano Operacional da Estratégia de Vacinação contra a Covid-19 do Espírito Santo, como medida adicional de resposta ao enfrentamento da doença no Estado;
  3. Orientação da administração de dose de reforço de vacinas contra a Covid-19 em trabalhadores da Saúde;
  4. Avanço da vacinação contra a Covid-19 no Espírito Santo já reduziu de maneira significativa a ocorrência de casos graves e óbitos pela Covid-19 e que há de se reconsiderar as estratégias de vacinação em determinados grupos de maior exposição, visto que os trabalhadores da saúde foram os primeiros a se vacinarem e existe uma tendência à redução da efetividade das vacinas contra a Covid-19 com o passar do tempo.

A dose de reforço para os trabalhadores deverá ser administrada cinco meses após a última dose do esquema vacinal (segunda dose ou dose única), independente do imunizante aplicado.

A vacina a ser utilizada para a terceira dose deverá ser, preferencialmente, a Pfizer ou, de maneira alternativa, Janssen ou AstraZeneca. A resolução publicada entrou em vigor desde quinta-feira (14).

Vale lembrar que, exatamente há um mês, o governo do Estado também optava por reduzir o intervalo da dose de reforço nos idosos com mais de 60 anos, e segue as mesmas considerações na antecipação para os trabalhadores da Saúde.

Este vídeo pode te interessar

ES antecipa dose de reforço para trabalhadores da Saúde

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais