Para mais um reforço da imunização contra a Covid-19, o governo do Espírito Santo deve anunciar, nos próximos dias, o início da aplicação da quarta dose da vacina em idosos. A possibilidade foi confirmada pelo secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, em entrevista à jornalista Fernanda Queiroz, da CBN Vitória, nesta quinta-feira (17).
Durante a entrevista, ao falar sobre vacinação contra a Covid-19 no Estado, o secretário ressaltou o descarte de doses que acontece quando as pessoas aptas a se vacinarem não comparecem aos locais de imunização. “Cotidianamente, estamos perdendo doses em diversos pontos de vacinação porque temos frascos de 10 doses que só se aplicam quatro. Se todo o frasco não é utilizado em oito horas, perdemos as doses remanescentes e consideramos uma perda técnica. Mas é também uma perda da família capixaba”, destacou.
A jornalista Fernanda Queiroz perguntou ao secretário se não seria o momento de aproveitar a vacina para a aplicação da quarta dose em idosos. Ele afirmou que esse assunto está sendo discutido. “Temos já alguns entendimentos técnicos dentro do governo do Estado. Estamos em diálogo com o Ministério da Saúde e, na próxima semana, devemos ter posições bem definidas sobre o tema”, contou.
Nésio Fernandes considera que seria melhor se a aplicação da quarta dose fosse em conjunto em todo o país, sob a coordenação do Ministério da Saúde.
Segundo o secretário, os capixabas podem ficar seguros que a quarta dose será recomendada no momento certo. “Quando recomendarmos é porque de fato ela está segura e alcançará rapidamente a nossa população idosa, que é, de todo o Brasil, a com a melhor adesão à vacina”, garante.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta