O novo mapa de risco do Espírito Santo – que classifica os municípios capixabas com base em indicadores da pandemia da Covid-19 – foi divulgado nesta sexta-feira (13) pelo governo do Estado, e mantém 74 cidades em risco baixo e apenas quatro no moderado. Não há nenhuma em risco alto ou extremo. A Grande Vitória continua no menor nível de ameaça para a transmissão do coronavírus.
A nova classificação começa a valer a partir da próxima segunda-feira (16) e permanecerá em vigor até o domingo seguinte, dia 22 de agosto. Na comparação com o anterior, o 68º mapa de risco traz mudanças apenas para os municípios de Ibiraçu, Sooretama, Alto Rio Novo e Água Doce do Norte.
Na chamada Matriz de Convivência, adotada desde agosto do ano passado, a classificação das cidades capixabas é consequência da combinação de dois eixos. Juntos, eles consideram quatro fatores relativos à pandemia da Covid-19 e definem quatro níveis de risco: baixo, moderado, alto e extremo.
Iniciada em abril de 2020, a estratégia do mapeamento no Estado segue as orientações do Ministério da Saúde e recomendações técnicas de especialistas do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Secretaria de Estado Saúde (Sesa), Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) e da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta